Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo Jeep Compass estreia na Índia e é visto em últimos testes no Brasil

Modelo apresentado na Índia é semelhante ao Compass chinês. Flagras reforçam que Brasil receberá mesmas novidades

Por Eduardo Passos Atualizado em 23 mar 2021, 18h02 - Publicado em 7 jan 2021, 16h04
Jeep Compass 2021
Divulgação/Jeep

Apresentado no Salão de Guangzhou, em novembro, o Jeep Compass 2022 também foi revelado ao mercado indiano nesta quarta-feira (6). E se restam dúvidas de que o modelo chegará em breve ao Brasil (já como linha 2022), o flagra de três unidades, rodando camufladas em Minas Gerais, reforçou que falta pouco.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Jeep Compass 2021
Divulgação/Jeep

Em relação ao Compass chinês, anunciado em um dos poucos salões presenciais de 2020, a versão indiana do SUV traz poucas diferenças. Uma das mais notáveis, claro, é a direção à direita, além de detalhes como acabamento em tons escuros e novas imagens da grande central multimídia Uconnect 5, de 10,1 polegadas.

Jeep Compass 2021
Divulgação/Jeep

É justamente por dentro que o novo Compass mudou mais, com quase tudo inédito em relação ao atual: volante, saídas de ar, comandos analógicos e alavanca de câmbio, anexa a um carregador de celular por indução.

Interior do novo Jeep Compass indiano
Interior do novo Jeep Compass indiano Divulgação/Jeep

Por fora, diferenças notáveis só na dianteira, que ganhou novo para-choques e tomadas de ar, além de leve redimensionamento da grade icônica da Jeep.

A porta USB continua, mas carregamento e conexão às interfaces Android Auto e Apple CarPlay poderão ser feitas sem fio
A porta USB continua, mas carregamento e conexão às interfaces Android Auto e Apple CarPlay poderão ser feitos sem fio Divulgação/Jeep

Na Índia, o carro terá duas opções de motor: 2.0 diesel (173 cv) e 1.4 turbo a gasolina (163 cv). Ambos contarão com o mesmo câmbio manual de seis marchas, enquanto as opções automáticas virão com câmbio de nove marchas e conversor de torque (no motor a diesel) e sete velocidades DCT (no motor a gasolina).

Continua após a publicidade
Painel de instrumentos agora é uma tela LCD de 10,25 polegadas
Painel de instrumentos agora é uma tela LCD de 10,25 polegadas Divulgação/Jeep

Já no Brasil, a versão a gasolina trará o mesmo Firefly 1.3 turbo com injeção direta e 177 cv da China, unido ao câmbio CVT. A variante diesel seguirá inalterada, com motor 2.0 turbo de 170 cv.

Câmera frontal é discretamente posicionada na grade
Câmera frontal é discretamente posicionada na grade Divulgação/Jeep

Últimos ajustes

Enquanto o Compass indiano é anunciado, os testes no Brasil seguem. Um leitor que preferiu não se identificar flagrou um comboio de três unidades do novo Compass camufladas rodando nas proximidades da fábrica da Fiat em Betim, na região de Belo Horizonte.

Com base em detalhes dos para-choques, é possível arriscar que uma das versões é a Trailhawk, enquanto as outras duas são outros modelos a diesel e gasolina.

Camuflagem mais branda revelou detalhes do novo para-choques e dos faróis redesenhados
Camuflagem mais branda revelou detalhes do novo para-choques e dos faróis redesenhados Reprodução/Quatro Rodas

Os vidros escurecidos escondem qualquer detalhe do interior, mas a dianteira, mais exposta que no outro flagra, feito em Pernambuco, revela as tomadas de ar e faróis de neblina, por exemplo. E a coerência no design das versões asiáticas e brasileiras é cada vez maior.

Jeep Compass 2021
Arte/Quatro Rodas

Campeão absoluto entre os SUVs médios, o Compass, todavia, não terá vida fácil nos próximos anos. Assim, para manter a majestade a Jeep pretende lançar sua nova versão ainda no primeiro semestre de 2021, aproveitando a as perspectivas de aquecimento do nosso mercado.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740
arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade