Novo Jeep Compass estreia na Índia e é visto em últimos testes no Brasil
Modelo apresentado na Índia é semelhante ao Compass chinês. Flagras reforçam que Brasil receberá mesmas novidades
Apresentado no Salão de Guangzhou, em novembro, o Jeep Compass 2022 também foi revelado ao mercado indiano nesta quarta-feira (6). E se restam dúvidas de que o modelo chegará em breve ao Brasil (já como linha 2022), o flagra de três unidades, rodando camufladas em Minas Gerais, reforçou que falta pouco.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
Em relação ao Compass chinês, anunciado em um dos poucos salões presenciais de 2020, a versão indiana do SUV traz poucas diferenças. Uma das mais notáveis, claro, é a direção à direita, além de detalhes como acabamento em tons escuros e novas imagens da grande central multimídia Uconnect 5, de 10,1 polegadas.
É justamente por dentro que o novo Compass mudou mais, com quase tudo inédito em relação ao atual: volante, saídas de ar, comandos analógicos e alavanca de câmbio, anexa a um carregador de celular por indução.
Por fora, diferenças notáveis só na dianteira, que ganhou novo para-choques e tomadas de ar, além de leve redimensionamento da grade icônica da Jeep.
Na Índia, o carro terá duas opções de motor: 2.0 diesel (173 cv) e 1.4 turbo a gasolina (163 cv). Ambos contarão com o mesmo câmbio manual de seis marchas, enquanto as opções automáticas virão com câmbio de nove marchas e conversor de torque (no motor a diesel) e sete velocidades DCT (no motor a gasolina).
Já no Brasil, a versão a gasolina trará o mesmo Firefly 1.3 turbo com injeção direta e 177 cv da China, unido ao câmbio CVT. A variante diesel seguirá inalterada, com motor 2.0 turbo de 170 cv.
Últimos ajustes
Enquanto o Compass indiano é anunciado, os testes no Brasil seguem. Um leitor que preferiu não se identificar flagrou um comboio de três unidades do novo Compass camufladas rodando nas proximidades da fábrica da Fiat em Betim, na região de Belo Horizonte.
Com base em detalhes dos para-choques, é possível arriscar que uma das versões é a Trailhawk, enquanto as outras duas são outros modelos a diesel e gasolina.
Os vidros escurecidos escondem qualquer detalhe do interior, mas a dianteira, mais exposta que no outro flagra, feito em Pernambuco, revela as tomadas de ar e faróis de neblina, por exemplo. E a coerência no design das versões asiáticas e brasileiras é cada vez maior.
Campeão absoluto entre os SUVs médios, o Compass, todavia, não terá vida fácil nos próximos anos. Assim, para manter a majestade a Jeep pretende lançar sua nova versão ainda no primeiro semestre de 2021, aproveitando a as perspectivas de aquecimento do nosso mercado.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.