Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Novo Hyundai Creta já está defasado no Brasil – e que continue assim

SUV estreia com frente do Tucson na Indonésia, mas permanece com o mesmo design na traseira

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 12 nov 2021, 23h39 - Publicado em 13 nov 2021, 10h00

A nova geração do Hyundai Creta vai estrear na Indonésia de cara nova. A novidade do SUV compacto é a dianteira completamente diferente, inspirada e inspirada na nova geração do “irmão”, Tucson. Só não sabemos se a intenção era melhorar o visual do modelo.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

A estratégia é até estranha, pois o carro lançado no Brasil em agosto foi apresentado há apenas dois anos, na China, onde é chamado de iX25. De 2019 para cá, foi alcançando novos mercados, como Rússia e Índia, sempre com pequenas particularidades para cada mercado. 

No Brasil, por exemplo, o Creta tem base da grade dianteira diferente e com outros detalhes cromados, além da placa na tampa do porta-malas, semelhante ao vendido na Rússia e também ao carro da Indonésia.

Hyundai Creta Indonésia traseira
Traseira se manteve intacta e idêntica ao do modelo brasileiro Divulgação/Hyundai

Mas em nenhum lugar do mundo a frente se assemelha a do carro produzido na Indonésia. Como dito, sua dianteira é inspirada no Tucson, com direito a luzes camufladas no desenho da grade e o faróis principais nas laterais, sem aqueles três blocos de luzes separadas. O design aparenta ser mais bruto. 

Hyundai Creta Indonésia
As rodas são de 17 polegadas Divulgação/Hyundai

A Hyundai, literalmente, juntou uma frente nova com a traseira do nosso Creta, no melhor estilo doutor Frankenstein.

Continua após a publicidade

Você pode até não ter gostado do design do Hyundai Creta brasileiro, mas há de concordar que, pelo menos, o design exótico ta frente conversa com as linhas exóticas da traseira. No modelo indonésio, fica a impressão que frente e traseira pertencem a dois carros diferentes — e, tecnicamente, é isso mesmo.

Hyundai Creta Indonésia 3x4
O Creta da Indonésia ficou também 15 mm maior, medindo agora 4315 mm Divulgação/Hyundai

Por dentro, o volante é o mesmo. A principal mudança está no painel, que trocou os ponteiros analógicos por uma tela de 10,25’’ totalmente digital (igual a da versão topo de linha indiana). Já a central multimídia tem, somente, a opção com tela de 8’’, assim como a das versões mais básicas do Brasil.

Hyundai Creta Indonésia lateral
Na Indonésia, o Creta mais básico custará o equivalente a quase U$ 19.600, algo próximo dos R$ 107.000 Divulgação/Hyundai

O motor também não mudou na comparação com a Índia. Trata-se do mesmo 1.5 Smartstream aspirado a gasolina de 115 cv. O SUV será equipado com câmbio manual de seis marchas ou automático IVT, semelhante ao CVT, mas com correntes no lugar das correias.

Hyundai Creta Indonésia interior
A central multimídia tem design diferente, mas o tamanho é o mesmo da versão brasileiro. Sistema de som conta com 8 alto-falantes da Bose Divulgação/Hyundai

Como informa a Hyundai, essa nova versão do Creta foi pensada exclusivamente para a Indonésia. Porém, há informações de que a reestilização chegue para a Índia em meados de 2022. Se a marca seguir a lógica de uma atualização após dois anos de lançamento, devemos ver o “novo novo” Creta no Brasil por volta de 2023.

Pensando melhor, talvez seja melhor mantê-lo assim, defasado.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade