Lançada no Brasil em 2021, a atual geração do Hyundai Creta causa, até hoje, alguma polêmica por seu visual fora do comum. Apesar disso, vale dizer, ele fechou 2023 como um dos SUVs mais vendidos do país. Na Índia, porém, modelo já revela parte do seu novo visual, que promete dividir menos as opiniões e pode chegar ao mercado brasileiro entre este e o próximo ano.
As mudanças visuais do Creta indiano incluem uma temática mais quadrada, mesmo que mantenha os faróis divididos, destacando as luzes diurnas em leds interligadas por uma grade retangular. Os faróis principais ficam em posição mais baixa, também retangulares, assim como as aberturas do para-choque.
A traseira, também alvo de críticas no modelo vendido atualmente no Brasil, com peças separadas e linhas que dão aspecto “desanimado” ao desenho, tem mudanças também bastante significativas. Assim como na dianteira, a temática mais quadrada é incorporada, com lanternas mais retas, iluminadas por leds e que vão de um lado a outro.
Por dentro o novo Creta muda na mesma proporção. O painel é completamente novo, com um conjunto de telas integradas, representando o quadro de instrumentos e a central multimídia. Ainda não há detalhes sobre o tamanho das telas que, certamente, passam das 10 polegadas cada uma. Os comandos de ar-condicionado também são novos, mas o painel de porta, aparentemente, não muda.
Para os consumidores brasileiros, a expectativa é de que o SUV chegue ainda este ano ou em até 2025. Há especulações sobre a possível troca do motor 2.0 aspirado por um 1.4 turbo, que pode ser produzido na fábrica de motores da Hyundai em Piracicaba (SP).