A GWM está lançando na China a nova geração do Haval H5. O modelo teve sua primeira geração lançada em 2005 como Great Wall Hover e foi totalmente reformulado com o passar dos anos até que em 2020, quando já fazia parte da família Haval, deixou de ser fabricado.
Com esta nova geração, deixa de ser um SUV médio para se tornar um SUV de grande porte: tem 5,19 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,83 m de altura, o tamanho equivalente ao de um Toyota Land Cruiser.
Para fazer essa atualização no SUV, a GWM se inspirou na conhecida picape Great Wall Poer KingKong, importando sua plataforma (Cannon), mecânica e visual. Até a distância entre eixos (3,14 m) e a suspensão independente foram aproveitados da picape.
Esta nova geração tem design mais ‘quadradão’ e imponente, com faróis em formato de trapezoidal e grande grade cromada. A lateral tem fortes vincos marcando os para-lamas e a traseira é quadradona, repetindo a brutalidade da frente.
O interior também vem da picape, o que quer dizer que o Haval H5 tem uma grande tela 12,3” sensível ao toque para a central multimídia, quadro de instrumentos digital, bancos dianteiros elétricos, teto panorâmico, mas por algum motivo o ar condicionado é convencional, não é automático.
Além de todos esse componentes, o carro oferece muito espaço. Suas dimensões até permitiriam a instalação de uma terceira fila de bancos, mas a GWM preferiu manter os cinco lugares. Com isso, o Haval H5 tem um porta-malas realmente enorme, que com bancos traseiros rebatidos soma 2.116 L.
O grande SUV tem duas motorizações disponíveis, mas com algumas variações. O motor 2.0 turbo a gasolina pode ter 190 cv e 25,5 kgfm ou 218 cv e 38,7 kgfm, dependendo da versão. A segunda opção é uma com motor turbodiesel com 163 cv, com 36,7 kgfm ou 38,7 kgfm também dependendo de sua versão. Não há qualquer opção de mecânica eletrificada.
A transmissão e tração do carro são os grandes influentes nessa diferença de potência e torque entre as versões. As versões mais fracas têm câmbio é manual de 6 marchas e tração traseira. Nas versões mais equipadas e potentes, o câmbio equipado é automático de 8 velocidades com tração 4×4.
Na China, o Haval H5 já está disponível e surpreende pelo baixo preço. O SUV chinês é oferecido em versões mais básicas a partir de US$ 15.950 (algo em torno de R$ 80.000) e na topo de linha por US$ 23.150 (R$ 114.000). A GWM ainda não declarou se irá exportar para outros mercados mundiais a nova versão do Haval H5, mas com esta mecânica está fora do radar do Brasi: por aqui a GWM só venderá carros híbridos e elétricos.