Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Ford Focus é apresentado pela primeira vez

Hatch continuará com o câmbio Powershift, mas seu futuro no Brasil é incerto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 jan 2018, 15h43 - Publicado em 22 dez 2017, 18h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford Focus 2019 camuflado
    Imagem divulgada pela Ford mostra o novo Focus com a carroceria definitiva escondida por adesivos (Divulgação/Ford)

    A boa notícia: a Ford divulgou a primeira imagem oficial do novo Ford Focus, que será lançada no ano que vem.

    Publicidade

    A má notícia: a quarta geração do hatch médio ainda aparece com camuflagem colorida. Tudo porque sua primeira aparição em público será durante o Salão de Genebra, em março.

    Publicidade

    Pelo menos a camuflagem permitem ver as novas linhas do Focus. A grade hexagonal está mantida, mas em posição mais baixa e os faróis assumiram formato triangular. Os faróis de neblina foram colocados em posição mais elevada

    O capô ganha vincos mais pronunciados e o para-brisa mais vertical dá a impressão de que o capô está mais longo do que antes. A linha de cintura deixou de ser reta para acompanhar o para-lama traseiro mais encorpado.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Efeito de luz e sombra realçam os volumes na lateral da carroceria
    Projeção mostra como deverá ficar a traseira do novo Focus (Projeção Du Oliveira/Quatro Rodas)

    Essas mudanças também foram feitas pensando em otimizar a aerodinâmica do hatch.

    O futuro Focus será mais bem equipado, com itens como a central SYNC 3, instalada acima das saídas de ar-condicionado centrais. Em outras palavras, seguirá o estilo do EcoSport e do Ka 2019.

    Publicidade

    Outros novos equipamentos são o alerta de mudança involuntária de faixa e os faróis full-led.

    Novo Ford Focus
    Capô que parece mais longo é uma das características mais marcantes da quarta geração do Focus (Du Oliveira/Quatro Rodas)

    Na Europa, o novo Ford Focus será oferecido com o motor 1.0 3 cil. EcoBoost e com o novo 1.5 EcoBoost, também de três cilindros, além de um 2.0 aspirado.

    Publicidade

    Vale dizer que o câmbio Powershift de dupla embreagem e seis marchas será mantido.

    Futuro incerto no Brasil

    A Ford ainda não decidiu o que fazer com o Focus fabricado na Argentina. No Brasil, hatches médios são as novas vítimas dos SUVs compactos e perdem participação ano após ano.

    Publicidade

    Contudo, são as vendas do modelo na Argentina que justificam sua produção local atualmente.

    O que já está certo é que o hatch médio não receberá o motor 1.5 3 cil. TiVCT de 137 cv, nem o câmbio automático de seis marchas. Ambos estrearam no EcoSport 2018 em substituição ao motor 1.6 sigma e ao câmbio Powershift.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.