Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Citroën C5 X é modelo topo de linha que mistura SUV, sedã e perua

Reencarnação do C5 reforça o histórico disruptivo da Citroën e marca o abandono dos motores diesel: ou é híbrido plug-in, ou gasta só gasolina

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 2 abr 2024, 09h04 - Publicado em 12 abr 2021, 05h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Citroen C5 X
    (Divulgação/Citroën)

    Na Citroën já quase não há carros com carrocerias tradicionais. Ou são SUVs, ou tentam ser SUVs ou são como o novo Citroën C5 X, uma mistura chocante de SUV, sedã e perua. Ainda reforça o compromisso da marca francesa com a vanguarda e a disrupção, que sempre honrou.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    O novo modelo retoma a designação alfanumérica C5 (que fora descontinuada em 2017) a que se junta a letra X, como uma espécie de definição de gênero que está se alastrando sem limites. Na BMW tudo o que é SUV é X, na Fiat temos o 500 X, na Mitsubishi o Eclipse Cross, na Opel o Crossland, na própria Citroën os AirCross C3 e C5. E a lista é bem mais longa, mas fico por aqui para não cansar.

    Citroen-C5-X-2022
    (Divulgação/Citroën)

    As montadoras parecem concordar com a ideia de que usar o “X” é a melhor forma de passar a ideia de cruzamento de genes de SUV, perua, crossover e, em alguns casos, de veículos com aptidões todo o terreno ou vidas associadas ao ócio ou momentos ao ar livre. 

    Continua após a publicidade

    O mais recente exemplo é o C5 X, que conta com uma altura do solo um pouco mais alta, porta traseira alongada e, sobretudo, posição de assentos mais elevada. Em resumo, um X.

    traseira Citroen-C5-X-2022
    (Divulgação/Citroën)

    O Citroën utiliza a plataforma (EMP2) do C5 Aircross alongada em 5,5 cm, garantindo a distância entre-eixos de 2,78 m. Ele promete trunfos queridos na marca como o conforto de rodagem e o amplo espaço interno. A suspensão utiliza os conhecidos os batentes hidráulicos progressivos (dentro dos amortecedores) de série em todas as versões.

    Continua após a publicidade
    Citroen C5-X
    (Divulgação/Citroën)

    Já no interior o modelo estabeleceu novos padrões com o uso de bancos com revestimento especialmente mais confortável, para criar um efeito de contato com o corpo humano semelhante ao de um bom colchão. O conforto acústico também é percebido graças a adoção do vidro laminado no para-brisa e vidro traseiro.

    Citroen-C5-X-2022
    Citroen-C5-X-2022 (Divulgação/Citroën)

    O porta-malas tem 545 litros de capacidade e confirma a vocação familiar do C5 X (cujo comprimento total é de 4,80 m) mas também o deixa apto para o transporte de pranchas ou outros equipamentos volumosos, especialmente se for rebatida a segunda fileira de bancos dando origem a uma capacidade total de 1640 litros. Convenhamos: faz inveja na maioria dos sedãs.

    Continua após a publicidade

    A central multimídia com tela de 12” é equipada com conexão com Android Auto e Apple Car Play sem fio e com carregamento de celulares por indução. Segundo a marca, o sistema de reconhecimento de voz entende expressões naturais de fala. Há ainda um novo head-up display projetado no para-brisa com funções de realidade aumentada.

    Citroen C5-X
    (Divulgação/Citroën)

    O fim do diesel

    Além do visual diferenciado a principal novidade é a adoção da motorização híbrida plug-in. A combinação do motor a gasolina 1.6 turbo de 180 cv com o motor elétrico de 109 cv proporciona uma potência máxima de 225 cv, 0 a 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 225 km/h.

    Citroen C5-X
    (Divulgação/Citroën)
    Continua após a publicidade

    A autonomia no modo 100% elétrico é de 50 km, portanto o suficiente para cumprir as tarefas do dia a dia. Haverá também outras opções de motorização, porém somente a combustão. Uma versão equipada apenas com o propulsor 1.6 de 180 cv e uma outra com o motor 1.6 menos potente que rende 130 cv.

    Citroen C5 X
    (Divulgação/Citroën)

    As vendas do novo C5 X começam em setembro e o seu preço de entrada será entre 27.000 e 30.000 euros.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    CAPA 743

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.