A foto acima, feita pelo leitor Alonso Marione, mostra o novo Chevrolet Cruze em testes no país. A segunda geração do sedã deve estrear em outubro de 2016, mas até lá será preciso ajustá-la às condições de uso brasileiras.
O Cruze vendido por aqui será idêntico ao americano. Antes da apresentação do carro, chegou-se a pensar que o nosso seria igual ao coreano, porque na primeira geração existiu essa coincidência. Mas naquele tempo até o modelo americano era igual ao coreano. Só agora houve a diferenciação. E a GM optou pela versão americana para o mercado brasileiro. O Cruze coreano tem visual mais conservador.
Maior na largura e no comprimento e menor na altura, ele aproveita a experiência no desenvolvimento do Volt para melhorar sua eficiência aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto (cx) de apenas 0,29. O crescimento de 4,1 cm na distância entre-eixos aumentou substancialmente o espaço para as pernas no banco traseiro, e o nível do acabamento e dos equipamentos melhorou. Nos EUA, a GM anunciou preços menores que o dos principais concorrentes, como Civic, Corolla e Elantra.
O carro deixará de ser fabricado no Brasil e passará a vir da Argentina. Lá também será produzido o novo motor Ecotec 1.4 de 3 cilindros, com turbo e injeção direta. Capaz de gerar 155 cavalos – que podem aumentar na calibragem flex – ele promete acelerar o Cruze automático de 0 a 100 km/h em 8 segundos, segundo a GM.