Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo BMW i3 não terá motor de scooter na Europa

Versão com autonomia ampliada fez com que a marca abrisse mão do extensor de autonomia

Por Rodrigo Ribeiro
10 out 2018, 17h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Visual do hatch sofreu poucas alterações desde seu lançamento (Divulgação/BMW)

    A última mudança do BMW i3 irá, literalmente, tirar um peso de seus ombros – ou melhor, de suas rodas. A recém-lançada versão com autonomia ampliada do hatch permitirá a aposentadoria do motor a combustão em alguns mercados.

    Publicidade

    Isso será possível porque o modelo passará a adotar uma nova bateria de 120 kWh. Essa atualização permitirá uma autonomia de até 310 km, muito próxima aos 320 km de alcance total do i3 REX vendido no Brasil e que acabou de ser reestilizado.

    Publicidade
    O novo pacote de baterias dá mais autonomia sem ocupar mais espaço (Divulgação/BMW)

    Atualmente essa versão com dois motores pesa 120 kg a mais que a variante exclusivamente elétrica.

    Continua após a publicidade

    As novas baterias desenvolvidas em parceria com a Samsung ocupam o mesmo espaço do sistema anterior e ficam localizadas sob o assoalho, entre os eixos.

    Publicidade

    Híbrido paralelo

    A versão sem motor a combustão (abaixo) abre mão de um espaço que poderia ser aproveitado (Montagem/Divulgação/BMW)

    Quando o BMW i3 foi lançado, em 2015, tinha um alcance no modo elétrico de somente 150 km. Por conta disso, a marca decidiu oferecer opcionalmente um motor bicilíndrico de 647 cm³ usado na scooter C 650 GT.

    Essa versão, chamada de REX (sigla para extensor de autonomia, em inglês), é a única disponível no Brasil.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    O motor bicilíndrico tem 38 cv, injeção indireta e é movido somente a gasolina (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

    O propulsor de 38 cv movido a gasolina é usado exclusivamente para gerar eletricidade e abastecer o motor elétrico e/ou recarregar as baterias.

    Por conta disso, é possível enquadrar essa versão do i3 como um híbrido paralelo, pois apesar de ter dois motores, somente um é responsável por movimentar o veículo.

    Publicidade

    Bimotor

    O interior do i3 usa materiais renováveis, incluindo fibras vegetais e plástico reciclado (Divulgação/BMW)

    A BMW informou à QUATRO RODAS que o i3 vendido no Brasil continuará a oferecer o REX de série.

    Segundo fontes da empresa, o motor a combustão é uma espécie de “seguro” para o proprietário, que ainda tem receio de não encontrar um ponto de recarga em seu uso diário.

    Publicidade

    Só que o propulsor bicilíndrico, além de poluente e pesado, também ocupa um grande espaço sob o porta-malas que poderia ser usado para transportar mais carga.

    Recentemente a BMW apoiou a implementação de um eletrocorredor com postos de recarga ao longo da Via Dutra. Essa estrutura foi testada pela primeira vez por nossa equipe e apresentou falhas pontuais.

     

     

     

     

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.