Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Novo Aston Martin DBX S é mais potente e leve, mas não fica mais rápido

Com turbo do futuro Aston Martin Valhalla, o DBX tem ganho de desempenho em regime bem específico mas ainda é um dos SUVs mais rápidos do mundo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 abr 2025, 12h34
Aston Martin DBX S
 (Divulgação/Aston Martin)
Continua após publicidade

Pela lógica, um carro mais potente e leve deveria ser mais rápido. Contudo, o novo Aston Martin DBX S prova que poder ser mais difícil para um SUV com mais de 2.200 kg vencer a física do que parece. Mas, pelo menos, ainda é um dos SUVs mais rápidos e velozes do mundo.

O Aston Martin DBX S leva a potência do motor V8 4.0 biturbo fornecido pela Mercedes-AMG aos 727 cv, um ganho de 20 cv frente ao DBX707 (com 707 cv) – a versão padrão tem 550 cv. O ganho de potência vem de uma “tecnologia do turbo transferida diretamente do futuro supercarro Valhalla”, ainda que o torque tenha sido mantido nos 91,8 kgfm. Afinal, usa o mesmo câmbio automático de nove marchas com sistema de embreagens úmidas do 707.

Aston Martin DBX S
(Divulgação/Aston Martin)

Completando as mudanças mecânicas está o mesmo sistema de tração do DBX707 que permite dividir por igual o torque entre os eixos e ainda um escapamento modificado com saídas quádruplas alinhadas verticalmente, para explorar melhor o ronco do motor V8. O modelo ainda troca o teto de vidro por um de fibra de carbono e tem rodas aro 23 de magnésio, poupando, no total, 47 kg. O DBX S ainda pesa 2.245 kg.

Continua após a publicidade

De acordo com a própria Aston Martin, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 3,3 segundos e a velocidade máxima também é a mesma, de 310 km/h. A vantagem estaria em um regime acima disso, porém. O tempo de aceleração de 0 a 200 km/h teria sido reduzido em 0,3 s, diz a fabricante.

Aston Martin DBX S
(Divulgação/Aston Martin)

Ainda assim, o DBX S é tão rápido quanto uma Ferrari Purosangue, um Lamborghini Urus Performante ou um Porsche Cayenne Turbo GT.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Há uma melhoria importante na direção: o volante ficou mais preciso (2,5 voltas de uma trava a outra em vez de 2,6), mas ao mesmo tempo o ângulo de rotação das rodas foi aumentado, o que reduziu o círculo de giro de 12,4 para 12 m. A suspensão a ar com estabilizadores ativos adquiriu outras configurações: afirma-se que o ângulo de rolagem nas curvas não ultrapassa 1,5 grau.

Aston Martin DBX S
(Divulgação/Aston Martin)

Por dentro, o DBX S tem bancos dianteiros de fibra de carbono com o emblema S, divisores dianteiros e traseiros de carbono e saias laterais com bordas vermelhas, além de saídas de ar de carbono no capô e nos para-lamas dianteiros, além de uma variedade de opções de interior em Alcantara e couro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.