Mais que uma alternativa para quem não gosta muito de SUVs, a nova Volkswagen Golf Variant R é uma alternativa aos hatches esportivos para quem não pode abrir mão de um carro espaçoso para a família.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A parte mecânica segue o Golf R à risca. O motor 2.0 TSI gera 320 cv e 42 kgfm e torna esta a Variant mais potente já feita. Ela acelera de 0 km/h a 100 km/h em 4,9 segundos, apenas 0,2 a mais comparado à versão hatch. Ele alcança velocidade máxima de 250 km/h, aumentando para 270 km/h caso opte pelo pacote R Performance. O câmbio é automático de sete marchas e com dupla embreagem.
O pacote opcional também adiciona dois modos de direção: Special (ou Nürburgring) e até o Drift Mode. Além disso, o R Performance Package também substitui as rodas de 18’’, por um conjunto maior de 19’’.
Assim como o motor, a nova Golf Variant possui o mesmo sistema de tração integral, com vetorização do torque 4Motion. Com ela, a tração, além de ser dividida apenas entre os eixos traseiro e dianteiro, ela também ajusta a quantidade de torque que será enviada para cada uma das rodas traseiras, o que melhora o desempenho do veículo nas curvas.
A perua ainda tem pinças de freios de 18 polegadas, uma polegada maior que o seu antecessor, suspensão mais dura e opção de pneus Bridgestone ou Michelin. Na carroceria o design segue com detalhes semelhantes ao do hatch, como as entradas de ar aumentadas, saias laterais grossas e quatro saídas de escapamento.
No interior, a Golf Variant vem com volante e bancos esportivos por padrão. O painel de 10,25’’ com o Digital Cockpit Pro, específico da linha R, oferece recursos exclusivos, como conta-giros horizontal, na parte superior do display totalmente digital e um cronômetro de voltas, caso você queira brincar com sua perua em uma pista de corrida. O controle por comando por voz deixa toda a operação mais intuitiva.
A central multimídia tem tela de 10 polegadas e conectividade com todos os sistemas da VW, como o Volkswagen ID, que permite personalização utilizando navegação em nuvem, e o Volkswagen WE, que mantém o usuário conectado com os serviços online da montadora. Não foi informado se haverá conexão com Android Auto ou Apple CarPlay, mas se seguir os padrões do hatch, é provável que sim.
Servindo como uma alternativa para quem não gosta muito de SUVs, a Variant terá capacidade de carga de até 1.642 litros, com os bancos traseiros dobrados, diminuindo para 611 litros com os assentos na posição normal.
As encomendas do Golf R Variant começam no dia 8 de julho para a Europa, e ele não será vendido nos Estados Unidos ou aqui no Brasil. O preço inicial no mercado Europeu é de $ 55.585 euros, ou R$ 343.000 na cotação atual.