Nova geração do Toyota Corolla Cross deverá ter cara de carro elétrico
Modelo deve seguir tendência estética recente da marca, e ser uma versão maior do elétrico Urban Cruiser EV

Seguindo a tendência de lançamentos da Toyota, uma nova geração do Corolla Cross é esperada para 2027. A expectativa é que o modelo mais vendido da marca no Brasil passe por uma mudança significativa, com inspiração no design do Urban Cruiser EV, um elétrico lançado recentemente no mercado europeu.
Em uma renderização proposta pelo designer Theophilus Chin (conhecido como Theottle), o novo Corolla Cross é apresentado com a dianteira em formato de “martelo”, característica de modelos recentes da Toyota. Essa identidade visual, já aplicada nas versões mais recentes dos sedãs Camry e Crown, inclui faróis de LED ultrafinos e uma grade frontal reduzida.

A traseira deve manter um perfil mais utilitário, priorizando o espaço interno — diferentemente do estilo cupê do C-HR, SUV compacto que já foi especulado para o mercado brasileiro e que tem uma proposta mais esportiva.
A aposta da marca parece ser um meio-termo: linhas mais dinâmicas em comparação ao design atual, lançado por aqui em 2024, porém menos arrojadas do que as do C-HR ou do elétrico bZ4X. A versão final provavelmente herdará elementos do novo Corolla sedã, previsto para lançamento global em 2026.

Imagens da nova cabine ainda não foram divulgadas, mas a tendência é que o interior seja espaçoso, com telas multimídia maiores, mantendo, no entanto, botões físicos para os controles de climatização.
Novos motores
Em relação à motorização, a Toyota está desenvolvendo uma nova geração de motores 1.5 de quatro cilindros, que devem equipar as versões híbridas do Corolla Cross. Por outro lado, a expectativa é que a plataforma TNGA-C — base do modelo desde seu lançamento global em 2020 — seja mantida, com ajustes para melhorar a eficiência e o aproveitamento do espaço interno.
Embora tenha avançado no desenvolvimento de veículos 100% elétricos, a Toyota reforça que os híbridos continuarão como prioridade em mercados onde a infraestrutura de recarga ainda é limitada, como na América Latina e no Sudeste Asiático.
O próximo grande lançamento da marca para o mercado brasileiro será o Yaris Cross. O SUV de entrada da Toyota deve chegar ao país no segundo semestre de 2025.
