Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Novo SUV elétrico da Toyota é quase um Yaris Cross, mas plataforma é da Suzuki

Urban Cruiser EV é um Suzuki com o logo da Toyota criado na Índia e que chegará à Europa em 2025

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 22 dez 2024, 11h17 - Publicado em 22 dez 2024, 11h00
Toyota Urban Cruiser EV
Toyota Urban Cruiser EV (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Depois de tanto tempo quase que ignorando os carros elétricos, vendendo apenas o bZ4X no ocidente, a Toyota começa finalmente a ser movimentar para ter mais algumas opções. E teve que recorrer à Suzuki para conseguir isso, com a criação do Toyota Urban Cruiser EV, a sua versão do eVitara.

Ao invés de apenas colocar o seu logo no e-Vitara, a Toyota mexeu um pouco no design do Urban Cruiser EV, trazendo um pouco da identidade visual usada pelo novo C-HR vendido no resto do mundo. Tem faróis em forma de C, repetindo as linhas pontilhadas em led de seu primo europeu. Em compensação, a parte superior do conjunto não é iluminada, apenas servindo como um enfeite.

Toyota Urban Cruiser EV

Os designers não se importaram com o resto do veículo e repetiram o que estava no carro da Suzuki. As lanternas são iguais, interligadas por uma barra preta e com um pontilhado em led na parte de cima.

Esta preguiça seguiu na cabine, onde a única diferença é o logotipo da Toyota no volante. Conta com poucos botões, boa parte deles para o controle do ar-condicionado. Herdou também o painel de instrumentos digital de 10,25” e a central multimídia de 10,1”, ambos usando o sistema da Suzuki. Um ponto curioso é a adoção de um seletor de marcha giratório ao invés de uma alavanca de câmbio.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

É um carro bem pequeno, medindo 4,28 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,64 m de altura e com um entre-eixos de 2,70 m. Como utiliza uma plataforma específica para carros elétricos, a Toyota diz que conseguiu entregar um bom espaço interno, próximo de modelos maiores e ainda adicionou um sistema de bancos traseiros deslizantes para ajustar o espaço.

Terá três opções de motorização. Começa com duas opções de baterias LFP, de 49 kWh ou 61 kWh. A primeira é usada somente na configuração de entrada com tração dianteira, com um único motor elétrico de 144 cv. Já a bateria maior pode trabalhar com um propulsor elétrico de 174 cv ou na versão de tração integral, que usa dois motores e tem uma potência combinada de 184 cv.

Continua após a publicidade
Toyota Urban Cruiser EV
Toyota Urban Cruiser EV (Divulgação/Toyota)

Apesar do lançamento estar próximo, o consumo estimado ainda não foi revelado. A fabricante diz que adotou algumas ideias para reduzir o consumo, como uma bomba de calor para o ar-condicionado e uma função de pré-aquecimento da bateria para os dias frios.

Foi desenvolvido na Índia, aproveitando a força da Suzuki no país. Mas, neste caso, será um modelo global, com lançamento confirmado para a Europa. Será apresentado ao público em janeiro, no Salão de Bruxelas (Bélgica). Terá um papel bem importante, pois a Toyota prometeu zerar as emissões na União Europeia em 2035 e, para isso, promete ter 15 carros zero emissões em sua linha até 2026, incluindo seis elétricos feitos com uma plataforma dedicada.

Continua após a publicidade

Por enquanto, a Toyota não fala sobre vender o Urban Cruiser EV em outras regiões além da Ásia e Europa. Seria uma opção interessante para o Brasil, como um concorrente para o BYD Yuan Pro. Porém, a estratégia da Toyota é apostar nos carros híbridos flex, usando o etanol para reduzir as emissões de CO2.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.