Nova geração do Peugeot 208 antecipa guinada na PSA brasileira

Enquanto produção dos novos 208 e 2008 vão para a Argentina, Brasil terá nova família de compactos

Flagra revela a nova geração do 208

Flagra revela a nova geração do 208 (Reprodução/Internet)

Uma carta anônima enviada para a redação com o carimbo dos Correios de Resende (RJ) – vizinha de Porto Real, onde fica a sede da PSA (Peugeot-Citroën) – alertava para o final da produção dos modelos Peugeot 208 e 2008, no Brasil, a partir de 2020.

De acordo com o remetente, informações que circulam na cidade da fábrica dizem que as próximas gerações desses carros seriam produzidas só na unidade da PSA na Argentina, em El Palomar. O leitor pedia para investigarmos e foi isso o que fizemos.

De fato, nossas fontes confirmaram a história com pequenas correções. O Peugeot 208 deve ser produzido até dezembro de 2020 e o 2008 ficará um pouco mais, até junho de 2021, na fábrica de Resende.

Peugeot 2008 seguirá em produção no Brasil, mas só até a nova geração ser lançada na Argentina

Peugeot 2008 seguirá em produção no Brasil, mas só até a nova geração ser lançada na Argentina (Divulgação/Peugeot)

Enquanto isso, as novas gerações desses modelos já estarão em produção na Argentina. O 208 (nas versões hatch e sedã) começa a ser fabricado em janeiro de 2020 e o 2008 (SUV) começa em janeiro de 2021. Ambos serão baseados na nova plataforma CMP.

Por sinal, a nova geração do Peugeot 208 já está pronta. Foto divulgada pelo Carblog Italia mostra, ainda que em resolução não muito boa, sua nova geração. Sua apresentação oficial está prevista para março, durante o Salão de Genebra.

A imagem revela semelhanças com o sedã 508, com faróis com prolongamento de leds para baixo. A grade do 208, porém, é maior a ponto de moldar a tomada de ar inferior. O formato do capô e da carroceria lembram bastante o hatch médio 308.

Como fica a fábrica de Resende?

Com a saída desses projetos, a fábrica de Resende ficará ociosa, mas não por muito tempo, pois a PSA planeja produzir aqui uma nova família de modelos que está em desenvolvimento. Trata-se do projeto Smart Car, que prevê três carros, um hatch, um sedã e um SUV, pensados para países emergentes, como Brasil e Índia.

O primeiro a chegar será o hatch. A previsão de estreia desse modelo é para o final de 2021.

Versões mais baratas do novo Aircross não terão faróis superiores em LEDs

Versões mais baratas do novo Aircross não terão faróis superiores em LEDs (Reprodução/INPI/Internet)

A Citroën segue sem remanejamentos conhecidos com C3, Aircross e C4 Cactus sendo feitos no Brasil e o C4 Lounge, na Argentina. Da Citroën nossas fontes antecipam notícias em relação ao Aircross que, com a chegada do C4 Cactus, em setembro de 2018, teve seu espaço reduzido na oferta da marca.

Dois meses depois do lançamento do Cactus, a minivan aventureira derivada do C3 Picasso passou a ser oferecida em uma versão apenas: 1.6 Live (manual ou automática). Mas um facelift deverá lhe dar novo fôlego.

Segundo nossas fontes, o Aircross será reestilizado mais uma vez em 2019. A nova versão, que deve ser apresentada em outubro já como linha 2020, terá visual inspirado no C3 Aircross europeu, lançado em 2017.
A primeira imagem dessa reestilização (mostrada ao lado) foi registrada pela PSA no início de 2018, no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s