Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nova geração do Audi A4 terá RS 4 híbrido e esportivo elétrico com 475 cv

A fabricante alemã irá utilizar híbridos e elétricos na linha que deve ser lançada no mercado europeu em 2023.

Por Pedro Henrique Oliveira
25 Maio 2021, 22h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Audi A4 2021
    Nova geração A4 terá veículos híbridos leves ou plug-in e até esportivo elétrico. Na imagem, o Audi A4 2021 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os planos da Audi para a nova geração do A4 estão claros: para 2023, o sedã intermediário da fabricante alemã terá versões híbridas plug-in e um esportivo elétrico com tração nas quatro rodas bem fiel ao conceito do atual RS4.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

    Após quase rebaixar o modelo A4 para a plataforma MQB (utilizada pelo A3 e A3 sedã) para economizar quase US$ 1.000.000, a Audi anunciou que continuará com a plataforma MLB. O novo A4 seguirá com carrocerias no estilo sedã e perua (Avant) em uma versão modificada da plataforma. 

    Entre as alterações feitas na plataforma está um novo design para o assoalho traseiro com o intuito de acomodar a bateria de 14,4 kWh. É a mesma bateria utilizada nas versões plug-in do Q5, A6 e A7. Mesmo sem muitos detalhes, a bateria atual tem autonomia para 72,2 quilômetros no ciclo WLTP. 

    Continua após a publicidade

    O novo Audi A4 terá melhorias no motor a combustão, que será acompanhado de um motor com sistema híbrido leve ou pleno plug-in. Serão oferecidos layouts de tração dianteira ou tração nas quatro rodas. 

    Audi A4 2021
    A nova geração A4 da Audi deve ser lançada em 2023 na Europa (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O motor de combustão que será utilizado nos modelos de 2023 é a versão de quinta geração do EA888 2.0. Ele foi apresentado pela primeira vez em 2008 e está passando por mudanças para cumprir as demandas da regulação de emissão de poluentes Euro 7.

    Ele será conectado a uma caixa de câmbio de dupla embreagem com sete velocidades ou automática de oito velocidades com conversor de torque. A transmissão com seis marchas, utilizada atualmente, se tornará redundante para os planos da empresa.

    Continua após a publicidade
    Audi A4 2021
    Atualmente, o A4 corresponde a 20% das vendas anuais da Audi, o que deve fazer com que os modelos à combustão sejam produzidos até 2030. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O sucessor do RS4 manterá o atual motor V6 2.9 biturbo, mas, com a adição do motor elétrico, a sua capacidade irá ultrapassar os 450 cv e 61,2 kgfm do modelo que já está no mercado. 

    Marcus Hoffmann, diretor de desenvolvimento e pesquisa da Audi, afirmou que a marca está de olho nos avanços do mercado. “Já temos módulos de eletrificação hoje, de híbridos leves a híbridos plug-in – e estaremos nos concentrando ainda mais na eletrificação dos carros que virão”, disse. 

    Além disso, a Audi está desenvolvendo o seu novo modelo elétrico, o A4 e-tron. O veículo, que deve concorrer com o Tesla Model 3 e o novo BMW i4, será baseado em uma nova plataforma da fabricante chamada Premium Platform Electric (PPE).

    Continua após a publicidade
    Audi RS 4
    O sucessor do RS4 irá manter o motor atual, mas terá a adição do motor elétrico. Na imagem, o Audi RSA Avant (Divulgação/Audi)

    A nova plataforma usada pelo A4 E-tron será compartilhada com o Q6 E-tron, assim como uma versão elétrica da segunda geração do Porsche Macan, ainda em desenvolvimento. Essa nova arquitetura irá sustentar também o novo A6 e-tron

    De acordo com a britânica Autocar, o novo elétrico deve adotar um visual semelhante ao dos modelos A4 a combustão, mas será diferenciado por uma nova grade e outros detalhes no design para melhorar a aerodinâmica. Apesar de ainda não ser uma informação confirmada, a revista afirma que é provável que o carro tenha um layout com cinco portas no estilo liftback. 

    Audi A6 e-tron
    De acordo com a britânica Autocar, a traseira do A6 E-tron (na imagem) pode ser parecida com a do novo A4 elétrico (Divulgação/Audi)
    Continua após a publicidade

    Em 2024, o A4 e-tron será vendido com motor simples e tração traseira ou com dois motores e tração nas quatro rodas. A nova geração será coroada com uma versão RS, de alta performance, com 475 cv e 81,5 kgfm. 

    Até 2025, a Audi busca introduzir até 20 automóveis totalmente elétricos no mercado. Mesmo assim, com o A4 atual contabilizando cerca de 20% das vendas anuais e globais da marca, a fabricante alemã deve produzir o modelo movido à combustão até 2030, pelo menos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Maio 2021
    A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.