Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Nos EUA, elevação do limite de velocidade teria causado mais mortes

Estudo do IIHS diz que cada elevação de 8 km/h gera um aumento de 4% nas mortes em estradas

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 20h54 - Publicado em 14 abr 2016, 16h41

US_Highway_83_in_McAllen,_Texas

O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), um dos órgãos responsáveis por fazer os conhecidos testes de colisão nos Estados Unidos, divulgou um estudo no qual indica que o aumento de velocidade nas estradas do país gerou um aumento no número de mortes ao longo dos últimos 20 anos.

LEIA MAIS:

>> Ainda que longe do limite legal, pneu usado é um perigo na chuva

Continua após a publicidade

>> Dispositivo nos EUA aponta se o celular foi a causa de acidente

>> Waze passa a oferecer alerta sobre limite de velocidade

Com dados de 1993 a 2013, o relatório faz uma análise estatística das informações sobre acidentes de trânsito ocorridos nos EUA. Em 1987, o limite de velocidade de 55 mph (88,5 km/h) implantado na década de 1970 – quando explodiu a crise do petróleo e o governo se preocupava com a diminuição do consumo – subiu para 65 mph (104,6 km/h) nas vias fora das zonas urbanas. Em 1995, cada estado passou a definir os limites de velocidade nas suas rodovias.

Continua após a publicidade
IIHS 1993
Velocidade máxima nos EUA em 1993 ()

Um estudo divulgado pelo IIHS em 1999 já mostrava que, logo após o aumento do limite em 1987, os acidentes fatais aumentaram nas estradas rurais. Além disso, demonstrou-se que depois que o limite nacional de velocidade foi revogado em 1995, as mortes em rodovias aumentaram ainda mais. O IHSS incluiu na nova pesquisa os 41 estados (nove foram omitidos devido às variações nas taxas de mortalidade anuais) com o maior número de milhas percorridas a cada ano. Foram analisadas as mortes por bilhão de milhas percorridas para cada estado e tipo de estrada e constatou-se que, se acrescido 5 mph (8 km/h) no limite de velocidade, há um aumento de quatro por cento nas mortes em acidentes rodoviários.

IIHS 2013
Velocidade máxima nos EUA em 2013 ()

A conclusão final da pesquisa é que, nesse período de 20 anos, houve 33.000 mortes adicionais nos EUA por conta do aumento da velocidade máxima nas estradas rurais – o relatório não considera os aumentos de velocidade das rodovias em áreas urbanas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.