Nona geração do VW Golf será elétrica e pode chegar em 2028
CEO da Volkswagen confirmou que "nomes icônicos" serão mantidos após eletrificação, que também deve ocorrer com Touareg, Tiguan e Passat
Para os amantes do Volkswagen Golf, essa geração será a última do jeito que o conhecemos. Isso porque a Volkswagen confirmou que a atual geração será a última com motores a combustão.
Segundo o site alemão Automobilwoche, a notícia foi dada pelo CEO da Volkswagen, Thomas Schaefer. O executivo disse que os planos para a próxima década são de eletrificar seus principais modelos, incluindo o Golf, um dos carros mais vendidos do mercado europeu e muito famoso mundialmente.
A virada de chave para eletrificação virá em 2028 com a aposentadoria da plataforma atual MEB e o lançamento da nova SSP. Essa nova arquitetura é mais flexível, podemos suportar desde hatches até SUVs de grande porte. Logo, a VW planeja eletrificar seus modelos mais fortes, como Touareg, Tiguan e Passat, tornando-se uma marca totalmente elétrica em 2023.
“Está claro que não abriremos mão de nomes icônicos como Golf, Tiguan e GTI, mas os transferiremos para o mundo elétrico”, disse Schaefer ao Automobilwoche.
Antes de mudar de plataforma e de mecânica, o Golf ainda receberá uma reformulação. Em 2024, o carro terá seu último facelift enquanto modelo a combustão e vai ficar assim até a estreia da nona geração, a primeira elétrica, que chegará a partir de 2028. Já elétrico, o Golf ficará posicionado entre os ID.2 e ID.3.
Por falar na família ID., ela provavelmente será mantida como Schaefer sugeriu, em dezembro do ano passado, em uma entrevista ao site Autocar. O executivo falou que a Volkswagen criou uma boa conexão com o novo nome, o suficiente para usá-lo junto com nomes consagrados. Ou seja, em 2028 poderemos ter um ID. Golf surgindo no mercado.