Nissan Sentra turbo e manual é sedã que ninguém pediu, mas todo mundo quer
Sedã médio aparece no SEMA com versão turbo com bancos Recaro, rodas Nismo e podendo ultrapassar os 220 cv
Tudo bem que o motor 2.0 até ganhou injeção direta na nova geração e chegou aos 151 cv, mas continua sem turbo e combinado ao câmbio CVT. Não é tão empolgante quanto poderia ser. A Nissan parece ter percebido isso e pelo menos para o SEMA deste ano criou o Sentra que todo mundo quer, mas ninguém pediu.
O Nissan Sentra DET Concept 2023 tem um turbocompressor aplicado ao motor 2.0 original, recebeu câmbio manual e mais uma série de acessórios que fizeram do sedã médio um belo projeto de customização.
O conceito apresentado no SEMA é baseado no Nissan Sentra nas especificações enviadas para o Canadá. Seu motor MR20DD 2.0 aspirado recebeu uma receita interessante, que contempla o turbo G25 660 e intercooler, ambos da Garrett, pistões Manley, bielas Eagle, blow-off Turbosmart, injetores secundários da Bosch, bomba de combustível DeatschWerks e taxa de compressão reduzida a 10:5:1 (o padrão é 11:5:1).
O câmbio manual de seis marchas é original, ainda oferecido no Canadá, mas que no Brasil está fora do catálogo desde 2017. Isso foi providencial, porque o câmbio CVT provavelmente não aguentaria a nova força do motor, que estaria gerando algo entre 200 e 220 cv – com a possibilidade de aumentar ainda mais.
O carro ainda recebeu rodas de corrida NISMO de aro 18 com pneus Yokohama ADVAN Neova, enquanto as pinças de freio dianteiras e traseiras são as mesmas do Nissan Z. Também chama a atenção a grande entrada de ar instalada no capô do carro.
Por dentro, o Sentra DET ainda tem bancos dianteiros Recaro Sportster CS e uma alavanca de câmbio NISMO GT em uretano.
A Nissan vem buscando conquistar entusiastas que desejam um sedan compacto com desempenho e opção de transmissão manual, mas não adiantou se pretende lançar uma versão esportiva desta geração Sentra, como já existiu no passado com o Sentra SE-R.