Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nissan faz aliança com Nasa e Microsoft para criar carro autônomo

Fabricante japonês crê que os automóveis capazes de andar sozinhos não poderão dispensar a ajuda humana em um futuro próximo

Por Ulisses Cavalcante, de Las Vegas (Eua)
Atualizado em 10 jan 2017, 16h58 - Publicado em 10 jan 2017, 16h31
SAM é apresentado em Las Vegas, durante a CES 2017
Tecnologia da Nissan, chamada SAM, é apresentada em Las Vegas, durante a CES 2017 (Divulgação/Nissan)

A Nissan irá lançar seu primeiro carro autônomo em até três anos. Porém, a novidade chegará ao mercado em etapas. Atualmente, a minivan Serena já é capaz de seguir o tráfego em rodovias, sem intervenção do motorista, mas não consegue trocar de faixa de rolagem. Trata-se de uma tecnologia semelhante à da Tesla, cujo modelo elétrico também dispensa o condutor em situações restritas.

Para a montadora japonesa, o carro autônomo não poderá abrir mão da ajuda humana em um futuro próximo. E a razão para isso é a falta de capacidade das máquinas em lidar com situações inesperadas ou que exijam a transgressão de regras, como ultrapassar um obstáculo sobre faixas contínuas em uma via de mão dupla. Por isso buscou a ajuda da Nasa para desenvolver seus automóveis.

nissan-seamless-autonomous-mobility_01-1200×675
Bloqueio de via é um exemplo de situação em que o carro autônomo tem dificuldade de enfrentar. Solução para o problema é inspirada no modelo usado pela Nasa. Operador analisa o problema e envia uma rota alternativa ao veículo, após estudar o ambiente (Nissan/Divulgação)

A agência especial americana tem experiência em direção remota, tecnologia utilizada nos veículos utilizados em Marte. O Mars Rover recebia instruções da Terra para agir quando enfrentava obstáculos, após uma análise humana da situação.

Continua após a publicidade

Até 2020, a Nissan pretende lançar um veículo capaz de rodar sozinho em estradas, seguindo o tráfego e fazendo mudanças de faixa conforme a necessidade. A etapa seguinte é levar ao mercado um veículo que possa rodar em cidades e centros urbanos sem intervenção do motorista. Porém, não sem a ajuda humana.

 

Um operador humano utiliza-se das câmeras, sensores e localização do veículo para analisar a situação e traçar uma nova rota para contornar o problema. Na sequencia, o carro é liberado para seguir viagem. A solução para o problema é enviada aos demais carros da região. Então, quando o segundo veículo se aproxima do mesmo obstáculo, já tem a “solução” para desviar sozinho.

Na teoria, a ideia de integrar a direção autônoma com ajuda humana externa parece plausível. Mas ainda precisa de desenvolvimento. Na primeira apresentação pública da tecnologia, durante a feira de tecnologia CES, realizada em Las Vegas, o sistema falhou. Duas vezes. A apresentação teve de ser feita por meio de um teste gravado previamente. Outra consideração: os passageiros precisam ficar parados por até 15 segundos aguardando a solução de um problema. Talvez seja mais rápido alguém tomar o volante quando o carro não souber o que fazer.

Continua após a publicidade
nissan-seamless-autonomous-mobility_10-1200×674
Operador humano identifica uma situação inesperada e traça uma rota para o veículo seguir (Nissan)

Além disso, a Nissan criou uma parceria com a Microsoft para desenvolver uma nova geração de veículos conectados. A ideia é utilizar uma assistente virtual chamada Cortana, integrando nossas tarefas e agenda. O sistema irá atuar como um auxiliar do dono, propondo rotas alternativas para evitar trânsito e atrasos, de acordo com a agenda registrada. Quando estiver dirigindo, o usuário pode receber avisos de reuniões e de compromissos, optando por tomar uma ação ou não.

A Nissan, bem como outros fabricantes, tentam conectar seus modelos para superar os smartphones como assistentes pessoais, por ora os únicos dispositivos capazes de auxiliar o dono durante o dia. No momento, a utilidade dos veículos não vai além de sua função primária: ir de um ponto ao outro. Para convencer clientes no futuro a comprar carros, só isso não vai bastar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.