Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Carro autônomo do Google causa primeiro acidente na Califórnia

Frota sem motorista pode circular em vias públicas do estado desde 2015

Por Vitor Matsubara Atualizado em 23 nov 2016, 20h41 - Publicado em 3 mar 2016, 18h09
Lexus autônomo do Google
Veículos autônomos são testados nos EUA desde 2011

Um dos veículos autônomos do Google causou um acidente pela primeira vez. A batida aconteceu no dia 14 de fevereiro, quando um Lexus RX 450h 2012 (um dos modelos utilizados para testar a tecnologia de condução autônoma) colidiu contra a lateral de um ônibus.

Segundo o boletim de ocorrência registrado no Departamento de Veículos da Califórnia (e assinado por representantes do próprio Google), o veículo autônomo tragfegava por uma larga avenida em Mountain View quando sinalizou a intenção de virar à direita após um semáforo e se posicionou na faixa da extrema direita, que deveria estar livre para quem precisa fazer este tipo de conversão. Como havia alguns sacos de areia bloqueando parte da via, o veículo esperou outros carros passarem e se posicionou no meio da faixa para desviar dos sacos. Ao mesmo tempo, um ônibus se aproximou por trás do veículo. O motorista responsável por acompanhar os testes do veículo imaginou que o coletivo reduziria a velocidade ou mesmo parasse para deixar o tráfego fluir, e decidiu não intervir. Como o ônibus continuou acelerando, o veículo do Google acabou colidindo quando se preparava para voltar a sua posição inicial na lateral da pista.

Na hora da colisão, o carro autônomo estava rodando a apenas 3 km/h, enquanto o ônibus andava a 24 km/h. Ninguém se machucou e o veículo do Google teve apenas pequenos danos no para-lama, roda dianteira esquerda e em um dos sensores utilizados para guiá-lo de forma autônoma.

A realização de testes de tecnologia de condução autônoma é permitida na Califórnia desde 2011, sendo que a autorização para trafegar em vias públicas existe desde 2015. Atualmente, os estados de Nevada e Flórida também autorizam os testes, desde que um condutor humano esteja no veículo para assumir a direção em caso de emergência. 

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês