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Carro autônomo do Google causa primeiro acidente na Califórnia

Frota sem motorista pode circular em vias públicas do estado desde 2015

Por Vitor Matsubara - Atualizado em 23 nov 2016, 20h41 - Publicado em 3 mar 2016, 18h09
Lexus autônomo do Google
Veículos autônomos são testados nos EUA desde 2011

Um dos veículos autônomos do Google causou um acidente pela primeira vez. A batida aconteceu no dia 14 de fevereiro, quando um Lexus RX 450h 2012 (um dos modelos utilizados para testar a tecnologia de condução autônoma) colidiu contra a lateral de um ônibus.

Segundo o boletim de ocorrência registrado no Departamento de Veículos da Califórnia (e assinado por representantes do próprio Google), o veículo autônomo tragfegava por uma larga avenida em Mountain View quando sinalizou a intenção de virar à direita após um semáforo e se posicionou na faixa da extrema direita, que deveria estar livre para quem precisa fazer este tipo de conversão. Como havia alguns sacos de areia bloqueando parte da via, o veículo esperou outros carros passarem e se posicionou no meio da faixa para desviar dos sacos. Ao mesmo tempo, um ônibus se aproximou por trás do veículo. O motorista responsável por acompanhar os testes do veículo imaginou que o coletivo reduziria a velocidade ou mesmo parasse para deixar o tráfego fluir, e decidiu não intervir. Como o ônibus continuou acelerando, o veículo do Google acabou colidindo quando se preparava para voltar a sua posição inicial na lateral da pista.

Na hora da colisão, o carro autônomo estava rodando a apenas 3 km/h, enquanto o ônibus andava a 24 km/h. Ninguém se machucou e o veículo do Google teve apenas pequenos danos no para-lama, roda dianteira esquerda e em um dos sensores utilizados para guiá-lo de forma autônoma.

A realização de testes de tecnologia de condução autônoma é permitida na Califórnia desde 2011, sendo que a autorização para trafegar em vias públicas existe desde 2015. Atualmente, os estados de Nevada e Flórida também autorizam os testes, desde que um condutor humano esteja no veículo para assumir a direção em caso de emergência. 

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