Nissan antecipa futuro do Sentra e do X-Trail com conceitos em Pequim
Com dois sedãs e dois SUVs ainda em fase de conceito, a Nissan antecipa um pouco o seu futuro, pelo menos no mercado Chinês
O Salão de Pequim deste ano é palco do lançamento de uma dezenas de carros no mercado chinês, mas também antecipa muito do que será visto nos próximos anos. A Nissan deu uma prévia sobre o futuro dos seus sedãs e SUVs para o mercado chinês com a apresentação de quatro carros-conceito.
Dois deles são sedãs, que podem antecipar a próxima geração do Sentra – um dos Nissan mais vendidos na China. São os conceitos Epoch e Evo, sendo um elétrico e o outro um híbrido plug-in. Suas respectivas versões de produção serão fabricadas pela joint venture que a Nissan mantém com a Dongfeng.
De acordo com o CEO da Nissan, Makoto Uchida, ambos modelos “estão próximos da realidade”, pois já estão em desenvolvimento a caminho da versão definitiva. A intenção é lançar o Epoch em 2025 e o Evo logo em seguida.
Os sedãs parecem ter os mesmo tamanho, mas o Evo tem design mais ousado. Apesar de carregar um nome normalmente utilizado por carros de corrida, o sedã é pensado apenas para o dia a dia com a família.
A principal diferença visual entre os modelos está no Epoch, que possui uma fileta de LED entre o capô e o para-choque.
O restante da carroceria é até parecido, com poucos vincos mas, ainda assim, com visual futurista.
Apenas o Nissan Evo teve imagens da cabine divulgadas, mas não foge ao esperado de um carro conceito: tem uma grande tela central e um quadro de instrumentos digital destacados sobre um painel com linhas que envolvem os ocupantes.
Quanto aos conceitos que antecipam SUVs da Nissan, a proposta é similar à dos sedãs: o Epic é um modelo elétrico e o Era, um híbrido plug-in. Considerando o porte, eles antecipam uma nova geração do Nissan X-Trail.
Eles seguem a mesma linguagem visual dos sedãs, com estilo futurista e poucas curvas. A empresa planeja levar os SUVs para produção em até três anos.
As informações sobre todos os modelos apresentados são escassas, mas a Nissan deve divulgar mais informações sobre sua estratégia com essa nova família de modelos ainda em 2024. O que se sabe é que eles terão uma concepção de padrão internacional, porém com ajustes exclusivos para o mercado chinês.