A Neta, mais uma montadora chinesa prestes a chegar ao Brasil, apresentou-se oficialmente nesta terça-feira (28) para diversos representantes da imprensa brasileira. E, logo no início da apresentação, surpreendeu ao anunciar que lançará três modelos de uma vez só no segundo semestre de 2024.
A marca chinesa não é nova apenas no Brasil, ela tem apenas dez anos de existência na China, mas conseguiu se consolidar no maior mercado automotivo do mundo em pouco tempo. A Neta já acumula mais de 400.000 carros vendidos mundialmente, resultado do investimento total de cerca de R$ 15 bilhões.
Em 2023, a Neta superou a marca de 20.000 unidades vendidas no mercado externo (fora da China). Foi a que mais vendeu entre marcas focadas em carros elétricos com menos de dez anos na China. Nos primeiros quatro meses de 2024, a empresa continuou em primeiro lugar entre as startups em seu país de origem.
Terá fábrica no Brasil
A novata já está presente em cinco continentes, com seis subsidiárias e cinco fábricas operantes, mais uma em construção.
E as próximas fábricas, segundo a empresa, serão no Brasil e México. O plano é estabelecer uma linha de produção (CKD) no Brasil, que atenderá toda a América do Sul e a intenção é começar a produzir no país até o fim de 2025. Mas, antes disso, a marca vai se estabelecer como importadora e, a partir de agosto de 2024, já terá três modelos de categorias distintas em sua linha de produtos.
Esportivo GT está confirmado
Havia apenas um modelo exposto no local da apresentação da marca, o Neta GT. E ele é o único que a marca confirma oficialmente chegando ao Brasil em 2024. Os outros dois continuam em segredo. Porém, na apresentação, a Neta apresentou um slide que mostra os concorrentes dos três modelos o que nos leva a concluir que o segundo modelo será o Neta L, um SUV elétrico concorrente do BYD Song Plus, e o terceiro aparece alinhado com o BYD Dolphin. Portanto, deverá ser o compacto Aya e estreia com preço na casa dos R$ 150.000.
Em sua terra natal, o Neta GT é vendido em duas configurações. A primeira e mais simples tem apenas um motor de 231 cv e 31,6 kgfm que traciona as rodas traseiras, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 s. Ela é vendida com bateria de 64,2 kWh, que garante uma boa autonomia de 562 km.
Acima dela, há a versão de tração integral com dois motores, que juntos entregam 462 cv e 63,2 kgfm. Esse conjunto é alimentado por uma bateria ainda maior, com 74,4 kWh, suficiente para entregar melhor desempenho e uma alcance de 580 km pelo ciclo CLTC. Com o dobro de potência, o tempo de 0 a 100 km/h cai para meros 3,7 s.
Como é o Neta Aya e o L?
Na China, o Aya é vendido com duas configurações. A versão de entrada é mais simples, tem apenas um motor elétrico de meros 54 cv e 11,2 kgfm, mas pode rodar até 318 km (CLTC). Já o modelo topo de linha tem 95 cv e 15,3 kgfm, enquanto o alcance aumenta para 401 km – e essa deve ser a versão que virá para o Brasil, afinal o principal rival, BYD Dolphin, é movido por motor dianteiro de 95 cv e 18,4 kgfm.
Já o SUV L, de porte médio, tem 4,77 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e um entre eixos de 2,81 m, sendo um pouco mais baixo e mais curto que seu principal rival, o BYD Song Plus.
Assim como os irmãos, o Neta L também é vendido com duas opções de motorização. A primeira é totalmente elétrica, onde um motor de 231 cv é alimentado por uma bateria de 68,1 kWh, sendo capaz de rodar até 460 km pelo ciclo de medição chinesa.
A segunda é do tipo híbrida plena, ou seja, une o mesmo motor elétrico a um motor 1.5 a gasolina de 89 cv. Porém ele não atua tracionando as rodas e serve apenas como gerador para a bateria de 30 kWh. É o chamado EREV, ou elétricos de autonomia estendida. Nessa configuração, a Neta anuncia um alcance máximo de 1.070 km.