Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Multas de trânsito já podem ser pagas por pix, boleto ou cartão de crédito

Contran anunciou uma resolução que permite novas formas de pagamento de infrações de trânsito com regularização imediata do veículo

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 abr 2023, 14h39

Atualmente a vida dos motoristas tem ficado um pouco mais fácil graças à digitalização dos órgãos de trânsito. Uma das principais vantagens é a possibilidade do pagamento de multas com até 40% de desconto para os infratores que aderiram ao Sistema de Notificações Eletrônica (SNE).

A partir de agora os motoristas poderão pagar as multas por meio de pix, boleto ou cartão de crédito em plataforma do governo, sem depender de apps de terceiros.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou na última quarta-feira (19) uma resolução que permite a ampliação de formas de pagamento de infrações de trânsito emitidas por órgãos autuadores da União. Com a norma, as entidades poderão aderir à plataforma digital PagTesouro, da Secretaria de Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

Continua após a publicidade

“O Governo Federal trabalha por mais digitalização, mais fiscalização e menos mortes e acidentes. O cidadão terá mais facilidade, eficiência no serviço e otimização de tempo, pois não terá somente a opção realizar o pagamento via guia de recolhimento“, afirmou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que presidiu a reunião do Contran.

A CNH e o renavan do veículo devem estar livres de multas no período de um ano

Facilitar a quitação de valores pendentes relacionados a infrações cometidas no trânsito e a regularização imediata do veículo pelos usuários é o principal objetivo da resolução, que ainda será publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

Continua após a publicidade

Pelo PagTesouro, é possível efetuar pagamento por pix, cartão de crédito e boleto bancário.

Compartilhe essa matéria via:

Criada por meio do Decreto 10.494/2020, a ferramenta do Governo Federal permite o pagamento de taxas como custas judiciais, emissão de passaporte, aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais e multas federais, por exemplo, de diferentes formas. Antes do PagTesouro, a única opção era emitir uma guia de recolhimento da União (GRU).

Continua após a publicidade

Outro efeito esperado da resolução do Contran é que os órgãos locais de trânsito também acabem aderindo à plataforma federal. “A expectativa é que os departamentos de trânsitos em todo o país possam se espelhar nessa decisão e possibilite a ampliação desse serviço para os motoristas locais”, disse o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.