Novo Mitsubishi Pajero Dakar já roda no país

O SUV derivado da picape L200 Triton Sport foi flagrado em testes de campo no interior de Minas Gerais e deve chegar às lojas até o final do ano

A dianteira segue o estilo de outros SUVs da marca, como o Outlander

A dianteira segue o estilo de outros SUVs da marca, como o Outlander (arquivo/Quatro Rodas)

A Mitsubishi vai lançar um novo Pajero Dakar derivado da L200 Triton Sport. O flagrante (foto mais abaixo) foi feito pelo leitor Lindemberg Siqueira, em Ibiaí, no norte de Minas Gerais. Este SUV é um exemplar da terceira geração do modelo, que foi lançado com a picape em 2015, na Tailândia.

A picape chegou ao mercado brasileiro em outubro de 2016 e o SUV ainda não tem data precisa de lançamento. Mas, segundo fontes, a estreia por aqui deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O SUV chega em boa hora para a marca, que passa por um processo de encolhimento no Brasil, com a redução da linha comercializada. O próprio Dakar saiu de cena, com esse nome, com o lançamento da picape Triton Sport. Em seu lugar ficou somente a versão chamada apenas Pajero.

Além desse, houve a aposentadoria do pequeno TR4, que até hoje não teve substituto, e do sedã Lancer Evo, um modelo esportivo de baixo volume, mas que agregava imagem para a marca.

No mundo, a Mitsubishi não está em melhor situa­ção. Mergulhada em dificuldades, a empresa se associou com a aliança Renault-Nissan (o grupo franco-japonês ficou com 34% das ações da Mitsubishi), no fim de 2016.

Lanternas verticais têm design incomum

Lanternas verticais têm design incomum (arquivo/Quatro Rodas)

Da mesma forma que a Triton Sport, o Dakar foi desenvolvido a partir de um novo chassi 7% mais leve, o que contribui para a economia de combustível e também para a dirigibilidade, principalmente no uso diário, em que o conforto é tão importante quanto a robustez.

O motor é o mesmo 2.4 turbodiesel de 190 cv, acoplado ao câmbio automático de cinco marchas. Entre os equipamentos, haverá computador de bordo, piloto automático, ar-condicionado bizona e central multimídia, entre outros.

No lugar da alavanca de engates de tração, presente na geração anterior, agora há um seletor eletrônico com as opções 4×2, 4×4 permanente, 4×4 sob demanda e 4×4 reduzida sob demanda.

O novo Dakar tem as mesmas dimensões do anterior (280 cm de comprimento, 182 cm de largura, 184 cm de altura e 280 cm de distância entre-eixos). A cabine tem cinco lugares e no porta-malas cabem 673 litros de bagagem.

Assim como já ocorria na geração anterior, o SUV é ligeiramente menor que a picape correspondente. No que diz respeito ao design, o SUV herda os vincos laterais acentuados da picape, as portas dianteiras e a inclinação das colunas dianteiras. De resto, coisas como as caixas de rodas e as portas traseiras têm visual inédito. E a dianteira é inteiramente nova.

Disfarce leve mostra mais do que esconde

Disfarce leve mostra mais do que esconde (Lindemberg Siqueira/Quatro Rodas)

O Dakar segue o estilo de outro SUV da linha, o Outlander, onde predomina a grade com dois colchetes estilizados, um de costas para o outro. Na traseira, as lanternas, nos cantos da carroceria, possuem extensões verticais de gosto duvidoso na tampa do porta-malas.

Assim como a L200 Triton Sport, o novo Dakar deverá coexistir no mercado com o Pajero, o SUV derivado da L200 antiga.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Marco Antonio Cardoso Andrade

    A picape L200 ficaria muito mais interessante e bonita com essa frente!

  2. Ricardo Alves

    Que traseira é essa Mitsubishi????

  3. Personalização está ema alta.

  4. não gostei da traseira de honda fit

  5. Rockton Kaus

    Não consigo entender porque os carros da Mitsubishi são tão caros.

  6. Esse carro já roda na Bolívia e outros países latinos dede 2016… Brasil, sempre no atraso e pagando mais caro.