A Stellantis comunicou a morte do engenheiro italiano Claudio Demaria, que por duas vezes liderou a engenharia da Fiat (e da FCA) na América Latina. Demaria esteve envolvido diretamente no desenvolvimento dos carros de maior sucesso da Fiat no mundo nas últimas décadas.
“Com pesar informamos o falecimento do engenheiro e colega Claudio Demaria. Dema, como era carinhosamente chamado pelos colegas da Stellantis, chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria, como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros consagrados como Argo, Cronos e Toro. Com duas passagens pelo Brasil, chefiando a Engenharia Latam, Demaria estava aposentado e de volta ao seu país de origem, Itália. Aos parentes e amigos, estendemos nossos votos de conforto e solidariedade neste difícil momento para a Stellantis e toda indústria automotiva mundial“, disse a Stellantis em nota divulgada à imprensa.
Claudio Demaria se tornou projetista da Fiat em 1973, aos 19 anos. Por isso, esteve envolvido em projetos tão importantes para a Fiat na Itália e também na América Latina.
O engenheiro começou a estreitar as relações com o Brasil por volta de 1995, com o projeto do Fiat Palio, desenvolvido na Itália e no Brasil. Demaria viria para o Brasil 10 anos depois, em 2005, capitanear a criação de um polo de desenvolvimento de automóveis no país. A Fiat do Brasil se tornaria capaz de desenvolver um carro do zero e o primeiro deles seria a segunda geração do Uno, lançado em 2010.
Mas Claudio Demaria retornou à Itália antes do lançamento do compacto. Em 2008, o então presidente da Fiat, Sergio Marchionne, o convocou para ajudar no alinhamento de plataformas com a Chrysler. Esse processo de fusão resultaria na criação da FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Na Europa, ainda esteve envolvido em projetos de Fiat, Alfa Romeo e Maserati.
O engenheiro retornaria ao Brasil em 2011 para comandar a nova ofensiva de lançamentos da Fiat na América Latina, nomeadamente os Fiat Toro, Mobi, Argo e Cronos. Ficou no Brasil até 2018, quando, antes de se aposentar, em janeiro deste ano, comandaria toda a Engenharia da FCA EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e seria consultor técnico da Stellantis.