Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mitsubishi mata Pajero Full e anuncia plano de renovação para toda a linha

Fabricante vai enxugar linha, focar lançamentos no sudeste asiático e poderá até encerrar operações na Europa

Por Igor Macário
Atualizado em 28 jul 2020, 17h13 - Publicado em 28 jul 2020, 17h02
O Pajero Full era um dos modelos mais emblemáticos da marca (Mitsubishi/Divulgação)

A Mitsubishi vai passar por mudanças importantes nos próximos anos. Depois de anunciar o fim da produção do icônico Pajero Full em 2021 e a saída de alguns mercados na Europa, a fabricante revelou o plano “Small, but beautiful” (“pequena, mas linda”) para os próximos anos.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O novo plano de negócios direciona as atividades da marca para o sudeste asiático, onde é mais rentável. Também vai focar no desenvolvimento de carros híbridos e modelos com tração integral, não necessariamente SUVs.

Continua após a publicidade
Reestilização da L200 estreia no fim do ano (Vicente Schimitt/Quatro Rodas)

Recentemente, a fabricante suspendeu o lançamento de novos modelos na Europa, com o objetivo de reduzir em 20% os gastos nos próximos dois anos.

O congelamento dos lançamentos, no entanto, só deverá acentuar o envelhecimento da gama, bem como sua não conformidade com as regras mais rígidas anti-poluição no continente. A estratégia arriscada poderá forçar a marca a sair por completo da Europa em breve.

Continua após a publicidade

A marca deverá, também, ter mais modelos com tecnologias compartilhadas com o grupo Renault-Nissan, da qual também faz parte. Da aliança deverão vir modelos elétricos e com tecnologia semi-autônoma, algo que a marca ainda carece em seu portfólio.

Um desses modelos deverá ser um novo kei-car para o mercado japonês. O carrinho será desenvolvido em parceria com a Nissan. No caso do kei-car, o know-how maior é da Mitsubishi.

Continua após a publicidade

O Eclipse Cross ganhará uma versão híbrida plug-in no mercado asiático ainda em 2020. No ano que vem, aparecerá um novo Outlander e um modelo elétrico específico para o mercado chinês.

Eclipse Cross terá versão eletrificada (Divulgação/Mitsubishi)

Depois, em 2021, virá uma nova L200 Triton, que será a terceira “irmã” de Nissan Frontier e Renault Alaskan. Com a saída da Mercedes-Benz do projeto da picape, a Mitsubishi poderá ajudar a custear o projeto da picape conjunta da Aliança.

Continua após a publicidade

No mercado americano, onde a marca tem presença cada vez menor, os SUVs existentes deverão passar por melhorias sutis. O Outlander deverá ganhar uma versão híbrida renovada, e Outlander Sport ganhará mais equipamentos.

Outlander estreia nova geração em 2021 (divulgação/Mitsubishi)

Por aqui, a operação da marca é um tanto independente da Mitsubishi global. A marca é tocada pelo grupo Souza Ramos, que produz localmente modelos como o ASX e a picape L200.

Continua após a publicidade

A marca passa por um momento decisivo em sua história. A fabricante faz parte da Aliança Renault-Nissan desde 2016, um período particularmente conturbado para o grupo. A Nissan comprou 34% da Mitsubishi na época, e a tornou parte do grupo sob a tutela de Carlos Ghosn.

No entanto, apenas dois anos depois a Nissan se veria em meio a um dos maiores escândalos da indústria automotiva moderna, com a deposição de Ghosn. A crise na Nissan acabou afetando os planos para a Mitsubishi e complicando ainda mais a situação da marca.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.