A Mercedes-Benz está há um passo de revolucionar o trânsito de todo o mundo. O seu sistema Drive Pilot de nível 3 foi recentemente liberado nos estados americanos da Califórnia e Nevada, permitindo que o carro dirija completamente sozinho, sem a necessidade da intervenção humana. Porém, isso pode afetar as regras de trânsito de todo o mundo.
Junto do sistema, que já é oferecido na Alemanha desde 2022, a Mercedes está implementando novas luzes na cor turquesa, que servirão como um aviso para motoristas, pedestres e ciclistas de que aquele carro está sendo guiado por uma máquina. Essas luzes acendem quando o sistema Drive Pilot está ativo e devem auxiliar, principalmente, às autoridades em casos de acidente, já que ficará mais fácil saber se o sistema estava ou não ligado.
Ambos estados também concederam permissão para a marca alterar as cores das luzes externas, algo que é proibido pelas leis de trânsito mundiais. Na Califórnia, a permissão para as luzes turquesa é válida por dois anos, enquanto em Nevada a licença vale para todos os modelos da Mercedes até que a legislação seja de fato alterada.
O novo conjunto de iluminação foi mostrado nas versões de teste do Mercedes EQS e Classe S, que serão oferecidos com o Drive Pilot. Ele consiste em pequenas luzes de LED turquesa logo abaixo do DLR. Os LEDs coloridos também aparecem na parte inferior da luz traseira e nos retrovisores.
A escolha da cor turquesa não foi por estética. De acordo com a Mercedes, essa coloração cumpre dois critérios cruciais: a fácil visualização e o fato de não ser confundido com outras luzes do trânsito, nem mesmo com o verde dos semáforos. A montadora também realizou “numerosos estudos” que comprovaram, através de respostas fisiológicas e psicológicas, que o turquesa é a cor ideal para direção automatizada.
”Com o desenvolvimento das luzes indicadoras de direção automatizada, a Mercedes-Benz está mais uma vez estabelecendo novos padrões na indústria. Somos a primeira montadora do mundo a receber tais aprovações nos EUA, especificamente na Califórnia e em Nevada. Quanto mais veículos de condução automatizada povoarem a estrada, mais importante será a comunicação e interação entre o veículo e o meio ambiente se tornam” diz Markus Schäfer, diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Compras da Mercedes.
O próximo passo da Mercedes é tornar as luzes turquesa um padrão mundial para carros americanos. Após conseguir a licença em dois estados americanos, a montadora pretende levar a ideia adiante, apresentando para órgãos reguladores de grandes mercados, como a China e a Europa, para que no futuro as luzes de identificação para os sistemas autônomos torne-se uma lei mundial.