Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercedes quer mudar leis de trânsito com nova luz para carros autônomos

Montadora conseguiu liberação de dois estados americanos para utilizar uma luz turquesa para indicar que o veículo está sendo conduzido pelo Drive Pilot

Por João Vitor Ferreira
20 dez 2023, 20h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Mercedes-Benz está há um passo de revolucionar o trânsito de todo o mundo. O seu sistema Drive Pilot de nível 3 foi recentemente liberado nos estados americanos da Califórnia e Nevada, permitindo que o carro dirija completamente sozinho, sem a necessidade da intervenção humana. Porém, isso pode afetar as regras de trânsito de todo o mundo.

    Junto do sistema, que já é oferecido na Alemanha desde 2022, a Mercedes está implementando novas luzes na cor turquesa, que servirão como um aviso para motoristas, pedestres e ciclistas de que aquele carro está sendo guiado por uma máquina. Essas luzes acendem quando o sistema Drive Pilot está ativo e devem auxiliar, principalmente, às autoridades em casos de acidente, já que ficará mais fácil saber se o sistema estava ou não ligado.

    Luzes Turquesa Mercedes
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Ambos estados também concederam permissão para a marca alterar as cores das luzes externas, algo que é proibido pelas leis de trânsito mundiais. Na Califórnia, a permissão para as luzes turquesa é válida por dois anos, enquanto em Nevada a licença vale para todos os modelos da Mercedes até que a legislação seja de fato alterada.

    Continua após a publicidade

    O novo conjunto de iluminação foi mostrado nas versões de teste do Mercedes EQS e Classe S, que serão oferecidos com o Drive Pilot. Ele consiste em pequenas luzes de LED turquesa logo abaixo do DLR. Os LEDs coloridos também aparecem na parte inferior da luz traseira e nos retrovisores.

    Luzes Turquesa Mercedes
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A escolha da cor turquesa não foi por estética. De acordo com a Mercedes, essa coloração cumpre dois critérios cruciais: a fácil visualização e o fato de não ser confundido com outras luzes do trânsito, nem mesmo com o verde dos semáforos. A montadora também realizou “numerosos estudos” que comprovaram, através de respostas fisiológicas e psicológicas, que o turquesa é a cor ideal para direção automatizada.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Luzes Turquesa Mercedes
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    ​​”Com o desenvolvimento das luzes indicadoras de direção automatizada, a Mercedes-Benz está mais uma vez estabelecendo novos padrões na indústria. Somos a primeira montadora do mundo a receber tais aprovações nos EUA, especificamente na Califórnia e em Nevada. Quanto mais veículos de condução automatizada povoarem a estrada, mais importante será a comunicação e interação entre o veículo e o meio ambiente se tornam” diz Markus Schäfer, diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Compras da Mercedes.

    Continua após a publicidade
    Luzes Turquesa Mercedes
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O próximo passo da Mercedes é tornar as luzes turquesa um padrão mundial para carros americanos. Após conseguir a licença em dois estados americanos, a montadora pretende levar a ideia adiante, apresentando para órgãos reguladores de grandes mercados, como a China e a Europa, para que no futuro as luzes de identificação para os sistemas autônomos torne-se uma lei mundial.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.