Mercedes-Benz prepara uma ofensiva de lançamentos e expansões
Anote o que vem aí: conversível e picape Mercedes, SUV e sedã médio Maybach, Smart ForTwo e ForFour elétricos e AMG-GT roadster, entre outras novidades
A Daimler – dona das marcas Mercedes-Benz, Maybach, Smart e AMG – anunciou recentemente que fará pelo menos dez lançamentos até o ano de 2020. A empresa não detalhou quais seriam eles, mas nós fomos atrás das informações e, mesmo sem descobrir tudo o que vem por aí, conseguimos antecipar boa parte dos planos.
Não sabemos exatamente como seria a contagem. Se cada modelo corresponde a uma nova carroceria específica ou se as variações dessa carroceria também entram na soma.
LEIA MAIS:
>> Saiba tudo sobre a futura picape Mercedes-Benz
>> Mercedes-AMG terá supercarro com motor da Fórmula 1
>> Jeremy Clakrson: sinal dos tempos para o Mercedes C 63 AMG
Porém, descobrimos que a Mercedes terá um esportivo compacto, que será apresentado nas versões cupê e roadster. Esse esportivo será derivado da plataforma MFA, a mesma que serve de base para o Classe A e todos os demais veículos da marca equipados com tração dianteira. Assim como seus pares, os novos modelos terão versões 1.6, 2.0 e 2.0 AMG. Seguindo a nomenclatura da linha, a versão fechada deverá se chamar Classe A Coupé e a conversível, SLA.
O sonho de ter um roadster menor que o SLK (este passou a se chamar SLC desde a linha 2016) é antigo. Em 2000, a Mercedes apresentou um conceito, o Vision SLA, derivado da plataforma da primeira geração do Classe A. Agora, finalmente, o carro sai do papel. A expectativa de estreia das duas versões, cupê e roadster, é para 2019. As projeções mostradas aqui foram feitas com base no futuro SL, que será apresentado em 2020, e no AMG GT.
Além desses dois, a Mercedes terá também a picape média GLT, feita em parceria com a Nissan e a Renault, com lançamento previsto para o final de 2018 – falamos bastante dela aqui. E versões híbridas e elétricas de carros já existentes. O primeiro a chegar será o Classe B elétrico, em 2017. E a Smart também será contemplada com novas versões elétricas dos modelos ForTwo e ForFour.
Do ponto de vista estratégico, a maior novidade é a expansão das marcas Maybach e AMG. Além dos sedãs derivados da Classe S, a Maybach entrará em outros segmentos. Entre as possibilidades, ela deve contar com um sedã menor, derivado da Classe E, para brigar com o Maserati Ghibli, e um SUV, gêmeo do Mercedes GLS, para competir com o Bentley Bentayga.
Pela AMG, haverá dois projetos: a versão roadster do GT, que deve ser apresentada ainda este ano, e um sedã esportivo que teria como rivais modelos como o Porsche Panamera e Aston Martin Rapide.
Classe A | hatch (e cupê) |
---|---|
Classe B | minivan |
Classe C | sedã cupê, perua e conversível |
CLA | sedã |
CLS | cupê e perua |
CLasse E | sedã, cupê, perua e conversível |
Classe G | SUV |
GLA | SUV |
GLC | SUV e cupê |
GLE | SUV e cupê |
GLT | (picape) |
Classe S | sedã, cupê |
SLA | (conversível) |
SLC | conversível |
SL | conversível |
Classe V | minivan |
Smart | minicarro e conversível |
Maybach | sedã (sedã médio e SUV) |
AMG | cupê (conversível e sedã) |