A Daimler AG confirmou nesta terça-feira, 1º de outubro, a cidade de Iracemápolis (SP) como local de sua nova fábrica de automóveis no Brasil. Inicialmente serão investidos 170 milhões de euros na construção da planta, que produzirá a nova geração do Classe C e o utilitário esportivo GLA a partir de 2016. A expectativa é de fabricar 20 mil unidades por ano.
“O Brasil é um mercado importante para o nosso futuro. A construção desta nova fábrica nos aproxima ainda mais de nossos consumidores. Vamos produzir dois produtos extremamente atraentes com o padrão de qualidade da Mercedes-Benz, já que vemos grande potencial no segmento premium de automóveis no Brasil”, declarou o diretor de produção da Mercedes-Benz Cars, Andreas Renschler.
O CEO da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, ressaltou a presença da marca em todos os mercados de veículos. “Com a produção local de automóveis, a Mercedes-Benz se firma como a única companhia a atuar em todos os segmentos de mobilidade do país, com carros, caminhões, ônibus e vans produzidos aqui”.
Segundo a própria Daimler, cerca de mil empregos diretos serão criados na nova planta, além de três mil empregos indiretos entre seus fornecedores. Iracemápolis fica a aproximadamente 153 quilômetros de São Paulo. A Mercedes-Benz é a terceira marca alemã de luxo a confirmar fábrica no Brasil. A BMW investiu 200 milhões de euros na produção de veículos em Araquari (SC) a partir de 2014, enquanto a Audi anunciou em setembro um aporte financeiro de 500 milhões de reais para retomar a fabricação de automóveis em São José dos Pinhais (PR). De lá sairão os modelos A3 Sedan e o Q3, a partir do segundo semestre de 2015.