Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mercedes Classe A Sedan é o carro mais aerodinâmico do mercado

Novo três-volumes de entrada da marca alemã chega em 2019 e também é cotado para a fábrica de Iracemápolis

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jul 2018, 09h44 - Publicado em 25 jul 2018, 22h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mercedes Classe A Sedan (1)
    Novo sedã tem traseira com personalidade própria (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Não é déjà vu. O Mercedes Classe A Sedan já havia sido mostrado no Salão de Pequim, mas em versão alongada em 6 cm, exclusiva para o mercado chinês.

    O que a Mercedes mostra agora é o Classe A Sedan que será vendido no resto do mundo.

    Será fabricado no México (Aguascalientes) e na Alemanha (Sindelfingen), mas a Mercedes já fala na produção do modelo na fábrica de Iracemápolis (SP).

    Mercedes Classe A Sedan é o carro mais aerodinâmico do mercado
    Dianteira acompanha as linhas do Classe A hatch, já apresentado (Divulgação/Mercedes-Benz)

    De frente ele é igualzinho ao Classe A da nova geração, mas o caimento do teto bem definido e o terceiro volume curto está mais para o Classe C do que para o CLA.

    Mas as lanternas de leds têm formato inédito na Mercedes, e lembram bastante as utilizadas pelos sedãs da Audi e Lexus.

    Continua após a publicidade

    O A Sedan conviverá com a próxima geração do CLA, que terá visual distinto e inspirado no novo CLS.

    A Mercedes define o novo modelo como uma alternativa de sedã compacto novo e atraente. 

    Mercedes Classe a Sedan (8)
    Traseira tem linhas mais próximas do Classe C do que do CLA (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Mas não é tão compacto assim. Com 4,54 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,45 m de altura e 2,73 m de entreeixos, ele é 10 cm maior que um Audi A3 Sedan em comprimento e entreeixos. por exemplo.

    O porta-malas de 420 l, porém, praticamente empata com o modelo das quatro argolas, que tem 425 l.

    Continua após a publicidade

    Em relação a um Toyota Corolla, é 8 cm mais curto e 2 cm mais baixo, mas o Classe A Sedan é 3 cm mais largo e tem entreeixos 3 cm mais longo.

    Mercedes Classe a Sedan (9)
    Mercedes-Benz A-Klasse Limousine, Iridiumsilber, Interieur: AMG Line schwarz, Artico Dinamica schwarz // Mercedes-Benz A-Class Sedan, Iridium silver, Interior: AMG Line black, Artico / dinamica microfibre black (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Mas o grande feito do Mercedes Classe A Sedan é sua aerodinâmica. Seu coeficiente aerodinâmico é de 0,22 (o hatch consegue 0,25), o que quer dizer que nenhum outro carro de série em produção no mundo hoje corta o ar com tanta facilidade.

    A Mercedes credita isso à forma como selou os espaços da carroceria, com direito a preenchimento do entorno dos faróis.

    O assoalho e alguns componentes do eixo traseiro e do escape também foram revestidos para que o ar passe sob o carro com mais facilidade.

    Continua após a publicidade
    Mercedes Classe a Sedan (13)
    Classe A Sedan é o carro mais aerodinâmico da atualidade (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Também entram na conta a otimização dos spoilers dianteiros e os posicionados à frente das rodas para evitar arrasto na região.

    Em alguns mercados o modelo ainda receberá grade ativa, que se abre apenas quando o motor necessita de mais ar para seu arrefecimento.

    Mercedes Classe a Sedan (12)
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Falando em motor, a Mercedes antecipou duas das motorizações que seu novo sedã terá.

    Continua após a publicidade

    O A200 terá um 1.4 inteiramente novo, com turbocompressor variável, dispositivo de corte de cilindros e 163 cv de potência e 25,5 mkgf de torque combinado ao câmbio 7G-DCT, de dupla embreagem e sete marchas.

    Mercedes Classe a Sedan (6)
    Interior é como o do Classe A hatch e tem central MBUX (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Já o A 180d terá motor 1.5 turbodiesel de 116 cv e 26,5 mkgf de torque combinado ao mesmo 7G-DCT.

    Desde a versão de entrada o Classe A Sedan terá a nova central multimídia com inteligência artificial MBUX, que pode ser controlada como um tablet comum (por meio de toques e movimentos com os dedos nas telas), pelo touchpad (no console), por botões (no volante) e por comandos de voz. O que vai mudar é o tamanho da tela, que pode ser de 7 ou 10,25 polegadas.

    Mercedes Classe a Sedan (19)
    Alavanca do câmbio fica na coluna (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Também entram na conta o assistente de frenagem ativa e o detector de mudança de faixa involuntária.

    Equipamentos do Classe S, como sistema de condução semiautônoma, e o Distronic, que adapta o comportamento do veículo de acordo com a geografia do percurso, estarão disponíveis como opcional.

    É cedo para dizer se o modelo terá equipamentos tão avançados no Brasil. Mas é certo que ele virá.

    Mercedes Classe A Sedan (10)
    Mercedes cogita produção do sedã no Brasil (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Em entrevista ao site Automotive Business, o gerente sênior de vendas da Mercedes, Dirlei Dias, afirmou que o Classe A Sedan chegará ao Brasil em 2019 importado do México, mas que existe a possibilidade de virar nacional.

    Hoje a fábrica da Mercedes opera com 35% de sua capacidade instalada, que é de 20.000 carros/ano. Ela é responsável pela montagem do Classe C e do SUV GLA.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.