Mercedes-AMG G 63 vira híbrido leve de R$ 2 milhões sem abandonar o V8
Jipão esportivo segue com 585 cv no motor V8, e agora pode ter 20 cv extras em impulsos para ajudar, principalmente, no consumo

O Mercedes-AMG G 63 virou o ano com novidades visuais e mecânicas, destacando a estreia da eletrificação para o jipão. Mas, puristas, fiquem calmos: ainda não se trata do Classe G elétrico, e sim do modelo híbrido leve, o modo menos “invasivo” da tecnologia, que mantém o motorzão V8. Ele chega por R$ 1.989.900.
Agora, o G 63 combina o motor V8 4.0 biturbo a gasolina de 585 cv e 86,7 kgfm a um sistema elétrico de 48V, que promete entregar 20 cv e 20,5 kgfm adicionais em impulsos. Vale lembrar que os sistemas elétricos dos híbridos leve não tracionam as rodas. Essa tarefa é exclusiva do motor a combustão.

O câmbio é automático de nove marchas e, a tração, 4×4. Com esse conjunto, a Mercedes-AMG diz que o modelo de 2.640 kg é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 220 km/h.
Ainda na mecânica, o G 63 substitui os estabilizadores mecânicos transversais da suspensão por elementos hidráulicos. Há estabilização ativa e hidráulica de rolagem e amortecimento ajustável adaptativo, enquanto os amortecedores têm duas conexões hidráulicas (de compressão e descompressão). Esses e outros sistemas são feitos para garantir mais estabilidade e dar o temperamento esportivo digno de um AMG.

Assim, motor, suspensão, transmissão, direção e tração mudam de acordo com os cinco modos de condução disponíveis via sistema AMG Dymanic Select.
As novidades visuais são pequenas, mas estão lá. Na dianteira, os para-choques têm nichos revisados, com novas aletas verticais. De lado, as rodas de 22 polegadas com acabamento diamantado também são novas, bem como as pinças de freio pintadas de prata e a tampa de combustível que combina preto e cromado. A cor da unidade das fotos, chamada de Azul Hyper Magno, é novidade entre as 40 opções.

Há ainda pintura dos para-choques e dos para-lamas na cor da carroceria e projeção luminosa do emblema AMG, que surge dos retrovisores. Faróis e lanternas são full led, com função adaptativa para os faróis.
Um pacote opcional para o exterior adiciona a capa traseira do estepe, as inserções do para-choque e os protetores dianteiros e traseiros têm acabamento em fibra de carbono. A grade e as capas dos retrovisores são em cromo escurecido no kit.

Por dentro, a maior novidade é o volante, com comandos sensíveis ao toque. Os bancos têm 25 opções de acabamento diferentes, com destaque para um novo tom de verde, batizado de Verde Oliva Escuro Magno. A lista de equipamentos inclui teto solar, iluminação ambiente com 64 opções cores, câmera 360°, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som Burmester com 18 alto-falantes e 760 Watts, e sistemas de condução, como ACC, frenagem automática adaptativa, assistente ativo de ponto cego e assistente de permanência em faixa.