Mercado automotivo russo despenca em 2015
Projeções são mais pessimistas do que as do mercado brasileiro
Desvalorização da moeda, aumento nos preços dos modelos vendidos no país, queda abrupta nas vendas, demissões nas fabricantes. Pode até parecer uma descrição do panorama atual do mercado automotivo brasileiro, mas se refere ao mercado russo. Apesar de algumas semelhanças entre os quadros dos dois países, as projeções feitas por especialistas para a Rússia são ainda mais pessimistas do que as daqui.
Em matéria publicada nesta terça-feira (18), a agência Reuters menciona que a perda de valor do rublo na comparação com o dólar norte-americano (em pouco mais de dois anos, US$ 1 passou de 30 para 65 rublos) é um dos fatores determinantes para o momento de crise. Isso porque boa parte das peças utilizadas pelas montadoras na Rússia são importadas – mais de 50% nos casos de Ford e Volkswagen e, aproximadamente, 20% no caso da local Avtovaz.
Essa situação traz dois impactos diretos: aumento do preço dos modelos de, em média, 18% durante o primeiro semestre, e perda de competitividade nas exportações – ao contrário de países como o Japão, no qual a desvalorização do iene é positiva, já que a maior parte das peças dos carros é produzida no próprio país. Na Rússia, durante os seis primeiros meses de 2015, 49 mil veículos fabricados localmente foram negociados com outros países, queda de 27% em relação ao mesmo período em 2014.
Quanto à queda do mercado interno, a projeção de especialistas indica que, caso sejam mantidas as condições atuais de valor do rublo, haverá queda entre 28 e 30% no consolidado de 2015. Se a moeda local se desvalorizar ainda mais, o quadro tende a ficar mais grave, com queda de até 35%. Vale lembrar que o mercado brasileiro registra, até aqui, retração de 21% na comparação com 2014, com previsão de queda acumulada de 20% ao fim do ano.