Melhor Compra 2019: carros novos acima de R$ 100.000
As indicações de QUATRO RODAS na categoria carros novos: até R$ 180.000; até R$ 250.000; acima de R$ 250.000
Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, os melhores sedãs novos acima de R$ 100.000 divididos nas seguintes categorias: até R$ 180.000; até R$ 250.000; acima de R$ 250.000. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
Carros até R$ 180.000
1 – Toyota Prius High 1.8 – R$ 125.450
Um bicampeonato híbrido conquistado na base da economia em todos os aspectos. O Prius tem o baixo consumo como destaque – 24,2 km/l em nossos testes – e ostenta as cestas de revisões e peças mais baratas da categoria.
Também é o que menos desvaloriza e o seguro só não é mais baixo que o do Passat.
Conta ainda com a boa fama da marca japonesa e equipamentos como regulagem elétrica do banco do motorista, head-up display, carregamento sem fio de celular, TV digital e câmera de ré, retrovisores rebatíveis eletricamente, entre outros.
Só não se sabe o futuro do modelo com a estreia da versão híbrida flex da próxima geração do Corolla.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 12,09%
- Seguro – R$ 2.736
- Rede – 263/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$1.543
- Pastilhas de freio – R$ 238
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 3.502
- Para-choque dianteiro – R$ 1.211
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.820
- Total – R$ 8.314
Revisões
- 10.000 km – R$ 301
- 20.000 km – R$ 564
- 30.000 km – R$ 447
- 40.000 km – R$ 999
- 50.000 km – R$ 531
- 60.000 km – R$ 1.215
- Total – R$ 4.057
2 – VW Passat 2.0 T Highline – R$ 164.620
O nível de conforto superior é sempre um ponto a favor do sedã da Volkswagen. Muito pelo espaço interno generoso combinado ao desempenho proporcionado pelo motor turbo de 220 cv de potência aliado à caixa de dupla embreagem DSG.
Também garantiu a segunda posição com o seguro mais barato na comparação com os concorrentes e a depreciação dentro da média.
Também ficou à frente da cesta de peças pouco mais em conta que a do Fusion, apesar das revisões caras – especialmente pelos itens de desgaste adicionais que, só na última de 60.000 km, inclui kit de velas e lubrificante, óleo do câmbio DSG, entre outros.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 13,73%
- Seguro – R$ 2.589
- Rede – 500/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 4.690
- Pastilhas de freio – R$ 792
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 5.061
- Para-choque dianteiro – R$ 3.263
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.753
- Total – R$ 15.559
Revisões
- 10.000 km – R$ 455
- 20.000 km – R$ 827
- 30.000 km – R$ 1.093
- 40.000 km – R$ 827
- 50.000 km – R$ 740
- 60.000 km – R$ 3.128
- Total – R$ 7.070
3 – Ford Fusion SEL 2.0 T EcoBoost – R$ 149.9000
Coube à versão EcoBoost honrar o sedã médio-grande da Ford, depois que a variante Hybrid – segunda colocada em 2018 – ficou R$ 17.000 mais cara e ultrapassou o limite da categoria.
A seu favor, o motor mais potente entre os concorrentes, com 248 cv de potência e itens de série como oito airbags, partida remota do motor e central Sync 3 com Android Auto e Apple CarPlay.
O Fusion assegurou o lugar no pódio também graças às seis revisões, as segundas mais baratas, perdendo apenas para as do Prius. Em compensação, ficou atrás do Passat pela cesta de peças e pela depreciação mais acentuada.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 25,39%
- Seguro – R$ 3.300
- Rede – 317/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 1.454
- Pastilhas de freio – R$ 255
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 6.236
- Para-choque dianteiro – R$ 2.540
- Retrovisor esquerdo – R$ 5.403
- Total – R$ 15.888
Revisões
- 10.000 km – R$ 499
- 20.000 km – R$ 799
- 30.000 km – R$ 849
- 40.000 km – R$ 1.233
- 50.000 km – R$ 834
- 60.000 km – R$ 1.704
- Total – R$ 5.918
Carros até R$ 250.000
1º Lexus ES 300h – R$ 249.990
O sedã diferentão desbanca os alemães pelo espaço e promessa de autonomia urbana de 800 km. Entre os finalistas, é o único híbrido total, com potência combinada de 217 cv.
Tem airbags laterais também na traseira, bancos com ventilação e carregador de celular por indução, sem fio.
2 – BMW 330i Sport – R$ 229.950
A novíssima geração do BMW cresceu, mas manteve a dirigibilidade elogiável e pegada esportiva mesmo nesta versão de entrada, que substitui o 328i e será feita no Brasil.
O motor recebeu melhorias que resultaram em um ganho de 13 cv. Com 258 cv, é o mais potente entre os rivais.
3 – Mercedes C 200 EQ Boost – R$ 236.900
O Classe C honra o pódio para a Mercedes com a sua versão híbrida parcial depois de ser campeão em 2018 com a C 250 Avantgarde.
O primeiro híbrido produzido no Brasil usa um sistema em que o motor elétrico funciona como um gerador para ajudar o 1.5 turbo a gasolina de 183 cv em situações pontuais.
Carros acima de R$ 250.000
1 – Mercedes S 560 L – R$ 843.900
Chamamos o sedã da Mercedes como um dos mais luxuosos do mundo e não exageramos. O Classe S ganha o bi, mesmo R$ 99 mil mais caro.
Além do requinte, lá atrás o patrão tem porta-copos refrigerado e bancos com massagem e ventilação. Mas vale ir para a frente e apreciar do que o vê oitão de 469 cv é capaz.
2 – Volvo S90 T8 Inscription – R$ 365.950
O gigantesco sedã da Volvo perde na potência e no entre-eixos para o Classe S, mas conquista o honroso vice em sua estreia.
Lança mão de mimos como alavanca do câmbio de cristal, som Bowers & Wilkins, suspensão pneumática e a motorização híbrida (com 407 cv) que é palavra de ordem na marca sueca.
3 – Rolls-Royce Phantom – R$ 6.200.000
Não é uma assombração perdida na categoria, é alto luxo ao extremo.
O Rolls-Royce reúne tudo o que o dinheiro pode comprar, e mais um pouco: faróis com luz de laser, mesinhas escamoteáveis elétricas, iluminação de leds que simula um céu estrelado no teto e kit de copos de uísque com decantador.