Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Coração de GTI: Jetta, Golf, Tiguan e Passat 2.0 TSI andam juntos

Eles são bem diferentes, mas têm o mesmo motor e desempenho praticamente igual

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 jun 2019, 16h25
Eles tem mecânica e até desempenho parecidos (Acervo/Quatro Rodas)

Jetta, Golf, Tiguan e Passat não são os Volkswagen mais parecidos entre si, mas ainda guardam muitas semelhanças.

A plataforma deles é a mesma, MQB-A1. Seus motores são praticamente iguais e a transmissão é sempre DSG, com sistema de dupla embreagem imersas em óleo – mas com sete marchas no caso do SUV.

Volkswagen só muda o mapa da injeção do motor EA888 entre os modelos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O mais surpreendente é que mesmo que cada um deles seja adaptado ao gosto de diferentes públicos, o desempenho dos quatro é muito parecido.

Volkswagen Golf GTI
GTI é o mais rápido, mas é tão econômico quanto o Jetta (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O motor EA888 de terceira geração, mais conhecido como 2.0 TSI, tem dois sistemas de injeção, direto e indireto, totalizando oito bicos injetores.

Continua após a publicidade

Voltado à performance, tem comando variável na admissão e no escape, além do coletor integrado ao cabeçote e intercooler.

A baixa aceitação no mercado contribuiu para a redução de preço na linha 2018
O Passat é maior e mais equipado, mas tem desempenho equivalente ao do Jetta GLI (Divulgação/Volkswagen)

Golf GTI e o recém lançado Jetta GLI são mais potentes.

Continua após a publicidade

Em vez dos 220 cv a 4.300 rpm de Tiguan e Passat, o 2.0 dos dois tem 230 cv entre 4.700 rpm e 6.200 rpm graças a um mapeamento de injeção específico. O torque não muda: 35,7 mkgf na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm.

O Jetta GLI é o mais barato dos quatro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

É difícil alcançar os números de desempenho do Golf GTI, o mais leve dos quatro. Mas a diferença é centesimal. Enquanto o Golf chega aos 100 km/h em 6,7 s, o pacato Passat faz o mesmo em 7,1 s.

Continua após a publicidade

Os tempos de retomadas do sedã grande são muito próximos dos obtidos pelo recém-lançado Jetta GLI, criado para ser rápido.

VW Tiguan
O Tiguan é grandalhão, mas se defende bem no desempenho (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Volkswagen Tiguan R-Line prova como a tração é importante. Seu sistema de tração integral e a marcha extra compensam os 1.785 kg do SUV de sete lugares, que chega aos 100 km/h mais rápido que o Passat.

Continua após a publicidade

 

Por outro lado, o peso extra e coeficiente aerodinâmico inferior tornam seus índices de retomada e também de aceleração de 0 a 1.000 metros inferiores, bem como o consumo.

Continua após a publicidade

Mas as retomadas e o consumo são sensivelmente piores. E o preço é, de longe, o maior: R$ 187.990. Confira a tabela:

Jetta GLI Golf GTI Tiguan R-Line Passat Highline
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,9 s 6,7 s 7 s 7,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 26,7 s-204,1 km/h 26,3 s-206,1 km/h 27,9 s – 186,4 Km/h 27 s – 202 km/h
Velocidade máxima 250 km/h* 238 km/h* 233 km/h* 246 km/h*
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 2,6 s 2,5 s 3 s 2,8 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 3,4 s 3,2 s 4,1 s 3,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 4 s 4 s 4,9 s 4,3 s
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 13,5/23,9/54,6 m 15,5/26,6/62,2 m 14,7/25,5/57,7 m 14,8/24,7/59 m
Consumo urbano 10,6 km/l 10,5 km/l 8,7 km/l 9,7 km/l
Consumo rodoviário 14,5 km/l 14,6 km/l 11,8 km/l 13 km/l
Peso 1.432 kg 1.317 kg 1.785 kg 1.529 kg
Peso/potência 6,41 kg/cv 5,73 kg/cv 8,11 kg/cv 6,95 kg/cv
Peso/torque 41,29 kg/mkgf 36,89 kg/mkgf 50 kg/mkgf 42,83 kg/mkgf
Coeficiente aerodinâmico 0,29 cx 0,31 cx 0,34 cx 0,28 cx
Dimensões comprimento, 470,9 cm; largura, 179,9 cm; altura, 147,8 cm; entre–eixos, 268 cm comprimento, 426,8 cm; largura, 179,9 cm; altura, 145,6 cm; entre-eixos, 263,1 cm comp., 470,5 cm; larg., 185,9 cm; alt., 165,8 cm; entre-eixos, 279 cm compr., 476,7 cm; larg., 83,2 cm; alt., 147,6 cm; entre-eixos, 279,1 cm
Preço R$ 144.990 R$ 151.530 R$ 187.990 R$ 164.620

* Números de fábrica

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.