Coração de GTI: Jetta, Golf, Tiguan e Passat 2.0 TSI andam juntos

Eles são bem diferentes, mas têm o mesmo motor e desempenho praticamente igual

Eles tem mecânica e até desempenho parecidos

Eles tem mecânica e até desempenho parecidos (Acervo/Quatro Rodas)

Jetta, Golf, Tiguan e Passat não são os Volkswagen mais parecidos entre si, mas ainda guardam muitas semelhanças.

A plataforma deles é a mesma, MQB-A1. Seus motores são praticamente iguais e a transmissão é sempre DSG, com sistema de dupla embreagem imersas em óleo – mas com sete marchas no caso do SUV.

Volkswagen só muda o mapa da injeção do motor EA888 entre os modelos

Volkswagen só muda o mapa da injeção do motor EA888 entre os modelos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O mais surpreendente é que mesmo que cada um deles seja adaptado ao gosto de diferentes públicos, o desempenho dos quatro é muito parecido.

Volkswagen Golf GTI GTI é o mais rápido, mas é tão econômico quanto o Jetta

GTI é o mais rápido, mas é tão econômico quanto o Jetta (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O motor EA888 de terceira geração, mais conhecido como 2.0 TSI, tem dois sistemas de injeção, direto e indireto, totalizando oito bicos injetores.

Voltado à performance, tem comando variável na admissão e no escape, além do coletor integrado ao cabeçote e intercooler.

A baixa aceitação no mercado contribuiu para a redução de preço na linha 2018 O Passat é maior e mais equipado, mas tem desempenho equivalente ao do Jetta GLI

O Passat é maior e mais equipado, mas tem desempenho equivalente ao do Jetta GLI (Divulgação/Volkswagen)

Golf GTI e o recém lançado Jetta GLI são mais potentes.

Em vez dos 220 cv a 4.300 rpm de Tiguan e Passat, o 2.0 dos dois tem 230 cv entre 4.700 rpm e 6.200 rpm graças a um mapeamento de injeção específico. O torque não muda: 35,7 mkgf na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm.

O Jetta GLI é o mais barato dos quatro

O Jetta GLI é o mais barato dos quatro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

É difícil alcançar os números de desempenho do Golf GTI, o mais leve dos quatro. Mas a diferença é centesimal. Enquanto o Golf chega aos 100 km/h em 6,7 s, o pacato Passat faz o mesmo em 7,1 s.

Os tempos de retomadas do sedã grande são muito próximos dos obtidos pelo recém-lançado Jetta GLI, criado para ser rápido.

VW Tiguan O Tiguan é grandalhão, mas se defende bem no desempenho

O Tiguan é grandalhão, mas se defende bem no desempenho (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Volkswagen Tiguan R-Line prova como a tração é importante. Seu sistema de tração integral e a marcha extra compensam os 1.785 kg do SUV de sete lugares, que chega aos 100 km/h mais rápido que o Passat.

 

Por outro lado, o peso extra e coeficiente aerodinâmico inferior tornam seus índices de retomada e também de aceleração de 0 a 1.000 metros inferiores, bem como o consumo.

Mas as retomadas e o consumo são sensivelmente piores. E o preço é, de longe, o maior: R$ 187.990. Confira a tabela:

Jetta GLI Golf GTI Tiguan R-Line Passat Highline
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,9 s 6,7 s 7 s 7,1 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 26,7 s-204,1 km/h 26,3 s-206,1 km/h 27,9 s – 186,4 Km/h 27 s – 202 km/h
Velocidade máxima 250 km/h* 238 km/h* 233 km/h* 246 km/h*
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 2,6 s 2,5 s 3 s 2,8 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 3,4 s 3,2 s 4,1 s 3,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 4 s 4 s 4,9 s 4,3 s
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 13,5/23,9/54,6 m 15,5/26,6/62,2 m 14,7/25,5/57,7 m 14,8/24,7/59 m
Consumo urbano 10,6 km/l 10,5 km/l 8,7 km/l 9,7 km/l
Consumo rodoviário 14,5 km/l 14,6 km/l 11,8 km/l 13 km/l
Peso 1.432 kg 1.317 kg 1.785 kg 1.529 kg
Peso/potência 6,41 kg/cv 5,73 kg/cv 8,11 kg/cv 6,95 kg/cv
Peso/torque 41,29 kg/mkgf 36,89 kg/mkgf 50 kg/mkgf 42,83 kg/mkgf
Coeficiente aerodinâmico 0,29 cx 0,31 cx 0,34 cx 0,28 cx
Dimensões comprimento, 470,9 cm; largura, 179,9 cm; altura, 147,8 cm; entre–eixos, 268 cm comprimento, 426,8 cm; largura, 179,9 cm; altura, 145,6 cm; entre-eixos, 263,1 cm comp., 470,5 cm; larg., 185,9 cm; alt., 165,8 cm; entre-eixos, 279 cm compr., 476,7 cm; larg., 83,2 cm; alt., 147,6 cm; entre-eixos, 279,1 cm
Preço R$ 144.990 R$ 151.530 R$ 187.990 R$ 164.620

* Números de fábrica

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  1. Juarez Linhares de Souza

    Somando tudo, noves fora nada, o passat é de longe a melhor opção. Claro, para quem, como eu, ainda prefere sedãs. Tem o desenho mais sóbrio, sem firulas como pinças de freio pintadas de vermelho, é mais bem equipado e acabamento superior. No meu retorno à zona urbana, e adeus às pickups, será uma das minhas opções.