Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Marcas de carro cresceram até 328% em 2024; veja os destaques e quem encolheu

Veja quem ganhou e quem perdeu em 2024. Um ano histórico em que a BYD foi o destaque

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 5 mar 2025, 09h01 - Publicado em 5 mar 2025, 09h00
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Tivemos um 2024 positivo. Segundo números da Fenabrave, foram 2,48 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados no último ano, o maior acumulado desde 2019, ano que antecedeu a pandemia. Esse número também representa um aumento de 14% em relação a 2023 e fica registrado entre os dez melhores do ranking histórico da Fenabrave.

 

Entre as marcas, a Fiat repetiu a liderança do ano passado, mas o sinal de alerta foi ligado. Seu principal trunfo foi a Strada, carro mais vendido do ano, com um total de 144.684 emplacamentos. Argo e Mobi foram os outros destaques, ambos ficando dentre os dez primeiros. Ao todo, foram 521.282 carros emplacados pela marca, um aumento de 9,6% em relação a 2023. Mesmo assim, a Fiat perdeu 0,8 ponto percentual em sua participação de mercado, ficando com 21%.

Compartilhe essa matéria via:

Quem agradece é a Volkswagen, que ganhou 0,2 p.p., abocanhando 16% do mercado. A marca vendeu 16% a mais que em 2023, totalizando 400.414 veículos. A grande maioria foi Polo (140.177), o segundo carro mais vendido do mercado nacional.

O maior destaque positivo vai para a BYD. A chinesa foi líder entre os elétricos, com a dupla Dolphin Mini e Dolphin, enquanto o Song Plus foi o segundo híbrido mais vendido do ano. Ao todo, a BYD somou 76.811 carros, conquistando o décimo lugar no ranking das marcas, um crescimento absurdo de 328% em relação a 2023. Ela detém 3% do mercado, um avanço de 2,2 p.p., o maior de 2024.

Continua após a publicidade
BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Caoa Chery e Ford foram outras duas que tiveram crescimento relevante em 2024, de 93% e 68%, respectivamente. Já a Jeep e a Chevrolet foram as que mais perderam espaço. A primeira teve queda de 4,4% nos emplacamentos, cedendo a sexta posição geral para a Renault, que somou 139.288, um aumento de 10,3%.

O caso da Chevrolet é mais sério. Mesmo mantendo o terceiro lugar, a marca viu seus emplacamentos caírem 4% e a sua participação de mercado ir de 15% para 12,7%, queda de 2,3 p.p., a maior do ranking. Entre as primeiras, a Hyundai assumiu a quarta posição, ultrapassando a Toyota.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.