Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Maioria das trocas de baterias de carros elétricos é feita em garantia

Estudo monitora 15.000 carros elétricos para medir a durabilidade das baterias a longo prazo, mas resultados ainda podem ser inconclusivos

Por Fernando Pedroso
29 mar 2023, 17h08
Bolt EV (à esquerda) mudou mais que o Leaf na linha 2023
Nissan Leaf e Chevrolet Bolt estão entre os carros com mais trocas de bateria (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Com a frota de carros elétricos e híbridos ainda muito jovem no mundo todo, a maioria das trocas das baterias defeituosas é feita ainda na garantia. É o que mostra um estudo da Recurrent, empresa que tentou descobrir quanto dura a bateria de um carro elétrico com uma amostra de 15.000 carros fabricados entre 2011 e 2022.

O documento diz que a troca de baterias ainda é rara. Dos 15.000 veículos acompanhados, somente 1,5% fizeram a substituição mesmo considerando os recalls do Chevrolet Bolt e do Hyundai Kona para a troca da bateria.

A área onde fica a bateria precisa ser isolada dentro da oficina
Troca da bateria de um carro elétrico depende de local e técnico especializados (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)

A maioria das trocas foi coberta pela garantia, pois os carros elétricos e híbridos ainda não saíram dela. Vem daí a dificuldade em descobrir a durabilidade exata da bateria de um carro elétrico.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

“O melhor que podemos fazer é observar a aparente degradação dos carros que estão nas ruas. E mesmo essa observação pode ser um desafio, já que a maioria dos elétricos rodam há menos de seis anos, sendo 30% deles vendidos em 2022”, diz o relatório da Recurrent.

Hyundai Kona EV (3)
Hyundai Kona EV teve grande recall para troca das baterias (Divulgação/Hyundai)

Segundo a empresa, as fabricantes preveem uma durabilidade ao redor dos 20 anos para as baterias dos carros elétricos, mas a observação mostra que elas poderiam ir mais longe, já que poucas foram substituídas, mesmo com o fim das garantias.

Continua após a publicidade

O período mínimo para a garantia das baterias de carros elétricos nos Estados Unidos é de oito anos ou 100.000 milhas (cerca de 161.000 km). Empresas como a Rivian dão 10 anos ou 175.000 milhas (282,000 km).

Entre os modelos analisados, os que mais trocaram as baterias sem estarem envolvidos em recalls foram os Nissan Leaf, Tesla Model S e Jaguar i-Pace.

jaguar_i-pace_ev400_awd_s_81_02dd019c0bf80828
Jaguar I-Pace (Divulgação/Jaguar)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.