Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Frota de carros elétricos e híbridos do Brasil triplicou em três anos

Toyota não tem carros elétricos no Brasil, mas responde por mais da metade dos carros eletrificados do Brasil; Volvo é líder entre os elétricos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 16h01 - Publicado em 20 mar 2023, 22h51

A eletrificação dos carros no Brasil anda bem mais lenta do que no exterior, é verdade. Mas dizer que esse processo está parado também seria impreciso, afinal de contas, em relação a 2020, a frota de veículos híbridos e elétricos no país praticamente triplicou. Em comparação com 2015, o número é cerca de 40 vezes maior.

Os dados vêm de um levantamento da NeoCharge. A empresa oferece soluções para recarga de veículos elétricos e compilou dados oficiais da Secretaria Nacional de Trânsito, oferecendo uma visão interessante do setor.

Pintura varia seus tons rosê conforme a luz que incide no carro
Volvo XC40 já é o carro elétrico mais vendido da história do Brasil, superando o Nissan Leaf (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Obviamente, o grosso desse montante vem de carros híbridos convencionais, sem conexão à tomada. Dos 124.361 carros com algum tipo de eletrificação registrados no país, 86.143 (cerca de 69%) são híbridos ou híbridos leves. Em seguida, vêm os híbridos plug-in, que, com 27.073 emplacamentos, representam 22% da frota, e 11.145 carros elétricos que completam os 9% restantes.

Marcas

O levantamento da NeoCharge também relata quanto que cada fabricante representa da frota de eletrificados no Brasil. Não é surpresa que o sucesso dos Toyota Corolla e Corolla Cross tenham colocado a japonesa em liderança confortável: veio da marca 54% dos carros do tipo emplacados nas ruas brasileiras. A mais tempo à venda, o Corolla representa, sozinho, 23% desse montante, mas o Corolla Cross, com 19%, está perto de tomar a liderança. O Prius (7%) e o RAV4 (6%) completam o top-4.

Quando o assunto é carro elétrico, a Volvo é quem lidera. A sueca nem sequer vende carros sem nenhum tipo de eletrificação, mas sua política de preços agressiva fez com que modelos a baterias ganhassem preços próximos de alternativas convencionais, e os resultados vieram.

Continua após a publicidade
ICAR
Em poucos meses, iCar se consolidou como o quarto carro elétrico mais vendido da história no Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A cada 10 carros elétricos vendidos no país, 1 é o Volvo XC40, principal responsável por dar à sueca uma parcela de 15% desse mercado. O segundo lugar é o longevo (e quase aposentado) Nissan Leaf, com o Audi e-Tron vindo em seguida.

Também já é possível notar o sucesso de segmentos mais baratos: lançado há cerca de um ano, o Caoa Chery iCar já é o quarto carro elétrico mais vendido da história no Brasil, com 790 unidades. Um detalhe curioso é a presença do Gurgel Itaipu em 21º lugar, a despeito de ter sido lançado há quase meio século.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.