A Lexus vem dando um salto de design e tecnologia nos seus modelos; um “novo capítulo”, como diz a própria submarca de luxo da Toyota. Nenhum segmento escapa dessa revolução, e a nova Lexus LM é a prova disso. A minivan recheada de pompa está ainda mais requintada e rompe as fronteiras asiáticas, chegando também à Europa em sua nova geração.
O destaque da LM (sigla para luxury mover) é o interior, que contou com a ajuda de fabricantes de jatinhos particulares. Eles compartilharam pesquisas feitas com os clientes, que responderam suas definições de “luxo”. No fim das contas, um interior luxuoso não tem a ver tanto com tecnologia, mas sim com a possibilidade de descansar os ocupantes física e mentalmente, concluíram.
Desse modo, houve bastante atenção às poltronas. A versão mais luxuosa da LM conta com apenas quatro, com farto espaço para cada uma delas. O desenho dos assentos busca atenuar movimentos da cabeça causados pelo chacoalhar da van — algo também amenizado pelo baixo centro de gravidade dos bancos. As janelas são as maiores possíveis, uma vez que, segundo a Lexus, isso contribui para reduzir enjoos.
Até os pontos de contato da nuca foram alterados, a fim de transferir a pressão para o topo das costas e evitar desconfortos. Mais detalhes dos engenhosos bancos incluem uma variação de estofamento que dá o meio-termo entre maciez e firmeza e, claro, a possibilidade de transformar os assentos em confortáveis leitos.
A tecnologia, porém, não faltou. Além do console central traseiro, a Lexus instalou um painel no teto, que permite acesso a várias funções. Entre elas, há o ajuste do sistema de som Mark Levinson, feito sob medida, com 23 alto-falantes.
Também há o ar-condicionado Climate Concierge, que utiliza diferentes sensores para garantir que o ocupante esteja recebendo climatização adequada em seu banco. Ele funciona em sintonia com o aquecimento das poltronas (que inclui até aquecedores dedicados na região do pescoço), e traz tecnologia nanoe-X da Panasonic que serve para hidratar cabelos e pele.
Nada disso, porém, chama atenção como a imensa TV de 48 polegadas na divisória da primeira fileira. Além de entradas HDMI é possível dividir a tela em duas, atendendo individualmente aos ocupantes da frente. Assisti-la é factível até com o volume bem baixo, afinal de contas as caixas de som também geram frequências que anulam o ruído externo e promovem nível excelente de silêncio a bordo.
A preocupação é tanta que “excelente” aqui não significa silêncio total. De acordo com a japonesa, isolamento acústico equivalente ao de um estúdio, por exemplo, tornaria o passeio incômodo. A ideia é filtrar ruídos indesejáveis e que compitam com as frequências de uma conversa humana, sem exageros.
Mecânica
Com tanto carinho com os passageiros, até parece que o motorista foi esquecido. Pelo contrário: o painel cumpre o que se espera para um chofer profissional, com amplo quadro de instrumentos digital e central multimídia flutuante. Seleção de marcha e outros comandos estão bem acessíveis pelo console central e um sistema de câmeras facilita a manobra da minivan.
Para definir a sensação de dirigir a LM, a Lexus usa a palavra “tazuna”. É um conceito que vem do japonês e serve para descrever a maneira intuitiva que um peão controla seu cavalo, com movimentos sutis que indicam perfeitamente sua ordem.
Na Europa, será vendida apenas a versão 350h, híbrida convencional. Ela junta um motor 2.5 de ciclo Atkinson a um elétrico, com tração integral e 250 cv e 24,4 kgfm. A vetorização de torque é constante (também de olho no conforto dos passageiros) e é possível jogar 100% da tração na dianteira ou até 80% na traseira.
O conjunto mecânico ainda inclui amortecedores adaptativos, reforço estrutural nos pontos de torção da carroceria. Ao mesmo tempo, pontos não-estruturais tiveram peso reduzido com uso de alumínio ou aço de baixa espessura. Com 5,13 m de comprimento e 1,89 m de largura, a Lexus LM ainda conta com automação veicular de nível 2+, fechando um conjunto impressionante.