Lexus e Nissan têm os melhores carros e Volvo e Audi os piores, aponta JD Power
Pesquisa realizada nos EUA revela que proprietários se irritam mais com híbridos plug-in do que com elétricos, mas carros a combustão têm satisfação maior

Todos os anos a JD Power divulga seu levantamento sobre a qualidade dos carros novos com base em dados de mercado dos Estados Unidos. No último ano, a empresa submeteu 92.694 proprietários à sua pesquisa com 227 perguntas sobre diversos problemas que possam ter sido encontrados nos carros nos primeiros 90 dias.
As marcas que levaram a melhor nesta nova edição da pesquisa foram Lexus e Nissan, seguidas pela Hyundai. A Lexus havia sido a oitava em 2024 com 1764 problemas para cada 100 carros, mas conseguiu reduzir esta marca para 166 problemas. Os Nissan apresentaram 169 problemas e os Hyundai, 173.

Um fato curioso: foi justamente no ano em que a Jaguar deu uma parada nas vendas de carros novos que o índice de defeitos nos seus carros despencou e fez a fabricante britânica escalar da 15a posição para um quarto lugar, com 175 problemas para 100 carros vendidos. Já a Ram, que liderou a lista no ano passado com 149 problemas, foi para a 25a posição, com índice de 218 problemas para cada 100 carros.

Na extremidade oposta da lista está a Infiniti, a marca de luxo da Nissan, com 242 problemas para casa 100 carros, seguida pela Volvo (258 problemas) e a Audi ocupa a última posição, com 269 problemas. A Volkswagen, sua parceira (225 problemas), não ficou muito melhor. Tesla (200) e Rivian (274) são tradicionalmente excluídas do ranking por não fornecerem informações à JD Power.
Como é uma pesquisa de satisfação, os especialistas da JD Power observaram que a maior parte dos problemas mencionados pelas quase 100.000 pessoas ouvidas está relacionada ao funcionamento das centrais multimídia, pelos comandos táteis e à frequentemente reclamação de “falta de versatilidade” em relação ao tamanho dos porta-c0pos.

Em uma segunda análise, também observaram que a classificação média para carros elétricos (212 problemas por 100 veículos) ainda é insatisfatória, embora os híbridos plug-in (237) sejam ainda piores. Aparentemente, eles não atendem às expectativas dos compradores justamente pela inconveniência do carregamento. Os híbridos convencionais (em média, 196 problemas por 100 veículos) e, especialmente, os carros movidos a gasolina (184) são reconhecidos como menos problemáticos.
