Após anos de rumores e expectativas, o Alpine A110 enfim está pronto. O esportivo retrô apareceu em suas primeiras imagens oficiais e teve sua estreia confirmada para a próxima semana, durante o Salão de Genebra.
Na França, as primeiras 1.995 unidades (que pertencerão a uma série especial de lançamento) deverão custar cerca de 55 mil euros, ou R$ 182.000 em conversão direta, mirando a concorrência de Porsche Caymann e Audi TT.
Os Alpine A108 e A110 foram um enorme sucesso na década de 1960, tanto no mercado como nas competições. Eles teriam uma versão brasileira idêntica e fabricada sob licença pela Willys Overland com o nome Interlagos. Por aqui, ele fez história nas pistas, nos chamados tempos de ouro do automobilismo brasileiro, quando equipes de fábrica da DKW, FNM e Willys competiam entre si.
Apesar dos traços modernos e da iluminação por leds, o novo A110 foi totalmente inspirado no modelo da década de 1960, com faróis divididos em dois pares, traseira baixa e vidro traseiro curvo. É na mecânica, porém, que a modernidade fala mais alto.
Com uma nova plataforma de alumínio, o esportivo deverá ter pouco mais de 1.000 kg e boa dose de rigidez – complementada pela aerodinâmica, uma vez que ele terá piso plano e difusores de ar. Os bancos também serão leves, com cerca de 13 kg cada.
Ainda não há informações oficiais de qual será o motor responsável por empurrar o A110, mas especulações apontam para um 1.8 turbo de aproximadamente 300 cv ou um inédito 2.0 turbo que, posteriormente, será utilizado também no Renault Megane RS 2018. De qualquer forma, outros rumores dizem que o Alpine irá de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.