Latin NCAP reprova Lifan 320
Modelo que era vendido no Brasil até 2013 recebeu zero estrela
O Lifan 320 ocupou um posto nada honrável no ranking de veículos avaliados pelo Latin NCAP. O veículo fabricado na China (e que até o ano passado era vendido no Brasil) é um dos carros menos seguros avaliados pelo Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina.
O exemplar avaliado foi adquirido no Chile e não traz airbag duplo nem freios ABS, impossibilitando sua comercialização no Brasil – já que a legislação de segurança vigente desde o dia 1º de janeiro de 2014 proíbe a venda de automóveis novos sem estes itens. Segundo o parecer do Latin NCAP, o 320 obteve zero estrela na proteção de adultos e crianças. A estrutura do veículo foi qualificada como “instável”, sendo que várias peças demonstraram fragilidade após o impacto. O volante, por exemplo, se soltou da coluna de direção.
Já a nota mínima obtida na segurança a crianças foi bastante influenciada pelo fato de a Lifan não ter recomendado o uso de cadeirinha para o teste. Neste caso, o Latin NCAP reduz a pontuação total obtida no teste.
O Latin NCAP também avaliou o Chevrolet Onix pela segunda vez. O hatchback havia sido testado em agosto deste ano e obteve três estrelas na proteção a adultos. A montadora atualizou o sistema de alerta do uso do cinto de segurança, somando 0,5 ponto na nota final, mas mantendo o resultado obtido em agosto.
Veja abaixo o vídeo dos crash-test do Lifan 320 e do Chevrolet Onix: