Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que podemos esperar do Toyota Corolla GR Sport?

Sedã médio com visual esportivo teve seu lançamento no Brasil confirmado e pode surgir com motor 2.0 e conjunto híbrido

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 nov 2020, 10h21 - Publicado em 30 nov 2020, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Corolla GR Sport
    (Divulgação/Toyota)

    Iniciativas para tornar o visual do Toyota Corolla minimamente esportivo não são novas. No Brasil, começaram em 2006 com o lançamento do Corolla S (acompanhado da perua Fielder S). Tinha faróis com máscara nebra, saias nas laterais e nos para-choques e capa dos espelhos prateadas.

    Publicidade

    Black Friday na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 7,90

    Publicidade

    Depois, surgiram duas gerações de Corolla XRS com a mesma receita. O que nunca mudou foi a falta de qualquer alteração técnica no carro para torná-lo minimamente mais instigante que as versões convencionais.

    Continua após a publicidade

    Mas a Toyota não desistiu de explorar a esportividade do Corolla e prepara uma nova versão esportiva. Se trata do Toyota Corolla GR Sport, com visual em referência à Gazoo Racing, que também elaborou a Hilux GR-S, já vendida no Brasil.

    Toyota Corolla GR Sport
    Carro tailandês têm spoiler preto e régua traseira e maçanetas cromadas (Divulgação/Toyota)
    O que é a Gazoo Racing?

    Criada em 2015, a TOYOTA GAZOO Racing é a divisão esportiva da Toyota e está por trás todas as atividades de esportes a motor no mundo todo. Além de preparar as versões esportivas dos carros da marca japonesa, também tem equipes competindo nas principais competições do mundo, como o WRC, o WEC, as 24 horas de Nürburgring e o Rally Dakar. No Brasil, entrou na Stock Car na temporada 2020. 

    Publicidade

    A versão já está à venda em alguns mercados asiáticos e também na Europa, e teve seu lançamento no Brasil confirmado pela Toyota durante o lançamento da nova Hilux – que terá uma nova versão GR Sport em 2021, depois do sedã médio. A novidade havia sido antecipada pelo parceiro Autos Segredos.

    Toyota Corolla GR Sport
    Carro europeu tem frente sem plásticos cromados (Divulgação/Toyota)

    O visual muda de acordo com o mercado. Se na Europa a distinção das versões normais se dá por acabamentos em preto brilhante espalhados pela carroceria, como nos retrovisores, frisos laterais e grade dianteira, além do teto e das rodas pintados de preto, em Taiwan o para-choque dianteiro é completamente diferente e ainda tem difusor traseiro. Faróis com máscaras negras são comuns aos dois.

    Publicidade
    Toyota Corolla GR Sport
    Versão europeia tem spoiler traseiro diferente do asiático, mas para-choque não muda (Divulgação/Toyota)

    Por dentro, o GR Sport de Taiwan também faz menos jus à fama de tiozão do sedã. As partes laterais e o encosto de cabeça dos bancos, além das portas recebem couro vermelho. No Corolla europeu quem predomina é a cor preta, em substituição ao cinza usual. Há parte central de tecido nos bancos, bordas brancas e costuras vermelhas, além de soleiras exclusivas para a versão.

    Continua após a publicidade
    Toyota Corolla GR Sport
    Teto do GR Sport sempre é preto (Divulgação/Toyota)

    Só que as inspirações de outros continentes não são tão animadoras quanto a mecânica, pois não se fala em acerto exclusivo para suspensão, direção ou qualquer outro ajuste.

    Publicidade

    Em alguns mercados o único motor é o 1.8 aspirado de 140 cv, já descontinuado no Brasil. Em outros, o GS Sport é sempre híbrido, com motor 1.8 e motores elétricos que entregam até 122 cv combinados, mas há lugares onde o 2.0 aspirado com injeção direta e 177 cv, com câmbio CVT de 10 marchas, também é opção.

    Continua após a publicidade
    corolla
    (Divulgação/Toyota)

    É possível que no Brasil o sedã médio esportivado seja oferecido tanto com o motor 2.0 quanto com o híbrido. Desta forma, poderia ser uma versão hibrida mais em conta, visto que as antigas versões esportivas eram baseadas na versão intermediária XEi. Hoje o Corolla Hybrid é sempre da versão topo de linha Altis, oferecida com dois pacotes de equipamentos. Na Tailândia, porém, a base do GR Sport é o Altis.

    Toyota Corolla GR Sport
    (Divulgação/Toyota)

    De toda forma, com o motor 2.0 16V VVT-iE com 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv e 21,4 kgfm a 4.400 rpm, este será o Toyota Corolla esportivado mais potente de todos os tempos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa 739

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.