Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Revuelto: Lamborghini mais rápido da história é híbrido V12 com 1015 cv

Primeiro supercarro híbrido da Lamborghini tem quatro motores e pode funcionar só com 180 cv

Por Guilherme Fontana, de Sant´Agata Bolognese (Itália)
Atualizado em 29 mar 2023, 14h29 - Publicado em 29 mar 2023, 11h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Adeus, Aventador. Olá, Revuelto. A Lamborghini já havia revelado quase tudo sobre seu novo supercarro que, mais do que um sucessor para o Aventador, coloca a fabricante italiana na era dos híbridos plug-in sem dispensar aquele que é o motor V12 mais potente de sua história. Realmente, o que faltava era conhecer o carro e seu nome.

    View this post on Instagram

    A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

    Além do codinome LB744, código alfanumérico que todo modelo da marca carrega, o modelo também mantém a tradição de homenagear touros de competição famosos em seu batismo. Enfim,, o Revuelto foi revelado ao mundo por completo em Sant´Agata Bolognese, onde está a sede da Lamborghini.

    Lamborghini Revuelto 2023
    (Divulgação/Lamborghini)

    O Lamborghini Revuelto é o que a fabricante chama de HPEV, sigla em inglês para veículo eletrificado de alta performance. Ele combina um motor V12 6.5 aspirado de 825 cv a outros três elétricos. Juntos, os quatro motores oferecem até 1.015 cv de potência.

    A marca divulga o torque separado por motores: são 73,7 kgfm no V12 e 35,7 kgfm em cada um dos elétricos. O câmbio é automático de oito marchas. Segundo a marca, com estas credenciais ele é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e de ultrapassar os 350 km/h. É o carro mais rápido da história da marca.

    Continua após a publicidade
    Revuelto: Lamborghini mais rápido da história é híbrido V12 com 1015 cv
    (Divulgação/Lamborghini)

    São estes mesmos quatro motores que, além de entregarem todo o desempenho do superesportivo, configuram a tração integral. Não há peças mecânicas para esta distribuição, mas um funcionamento eletrônico, já que o eixo dianteiro é movido por dois dos motores elétricos e, o traseiro, pelo terceiro elétrico e pelo V12.

    Compartilhe essa matéria via:

    Para atender às demandas de uso, o Revuelto tem três modos de funcionamento: Recharge, no qual o motor a combustão funciona para tracionar e recarregar a bateria de 3,8 kWh; Hybrid, que alia desempenho e economia, variando entre os motores elétricos e o térmico, como qualquer outro híbrido; e Performance, onde todos os motores se unem para entregar o máximo de potência e torque.

    Lamborghini Revuelto 2023
    (Divulgação/Lamborghini)
    Continua após a publicidade

    Além destes, existem outros 13 modos de condução. Entre eles, como destaque, está o modo “cidade”, que limita a potência do modelo a 180 cv e faz com que ele funcione apenas com os motores elétricos. O foco é rodar sem ruídos e emissões em centros urbanos. O Corsa oferece o máximo do desempenho, enquanto o Sport entrega diversão e, o Strada, é para viagens mais longas por aliar prazer e conforto ao dirigir, segundo a marca.

    Lamborghini Revuelto 2023
    (Divulgação/Lamborghini)

    Na estrutura, o Lamborghini Revuelto teve seu motor rotacionado em 180° para que a transmissão fique na parte de trás, enquanto a bateria fica onde antes estava a transmissão, entre os ocupantes e o motor. Os freios são de carbono-cerâmica e a estrutura monocoque também é em fibra de carbono.

    Lamborghini Revuelto 2023
    (Divulgação/Lamborghini)

    A Lamborghini revelou ainda que o sucessor do Aventador teve a aerodinâmica melhorada em relação ao antecessor, com ganho de 61% na eficiência e de 66% no downforce. Ainda na comparação, o LB744 é 10% mais leve e tem uma rigidez de torção 25% maior. A distribuição de peso no modelo é de 44% da dianteira e 56% na traseira.

    Continua após a publicidade
    Lamborghini Revuelto 2023
    (Divulgação/Lamborghini)

    O visual do Revuelto é típico de um Lamborghini e tem forte inspiração em seus antepassados, como Diablo, Countach e o próprio Aventador, mantendo a identidade que adiciona letras Y em linhas da carroceria e dos conjuntos de iluminação. A frente em cunha tem linhas bastante agressivas.

    Na traseira, além das estreitas e horizontalizadas lanternas, quem se destaca é a dupla saída de escape em posição alta, que tem suas linhas iniciadas ainda no teto – formando, novamente, a letra Y. As rodas são de 20 polegadas com pneus 265/35 na dianteira e de 21 polegadas com pneus 345/30 na traseira.

    Lamborghini Revuelto 2023
    (Divulgação/Lamborghini)
    Continua após a publicidade

    Por dentro, o Revuelto mantém a identidade da letra Y, mas inaugura soluções. Uma delas é a digitalização quase que completa. Há três grandes telas: uma de 12,3″ para o quadro de instrumentos, uma de 8,4″ para a central multimídia e outra de 9,3″ à frente do passageiro. É possível “jogar” informações da central para as telas laterais passando dois dedos sobre a tela, em efeito de arrasto.

    Lamborghini Revuelto 2023
    (Divulgação/Lamborghini)

    O acabamento varia com texturas e materiais, mantendo a fibra de carbono aparente em diversos pontos. Nos quais eles não são visíveis, conte com Alcântara e couro – são 70 opções de cores.

    O Revuelto também é o primeiro Lamborghini com sistemas ADAS, ou seja, auxílios semiautonomos para condução. Entre eles, há piloto automático adaptativo, assistente de saída de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro. Outra inovação para a marca é o nível de conectividade.

    Lamborghini Revuelto 2023
    (Divulgação/Lamborghini)
    Continua após a publicidade

    Por dentro, a evolução também é notável. São três telas: uma de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos, a vertical de 8,4 polegadas no console central e ainda uma de 9,1 polegadas à frente do passageiro. Todas são controladas por uma mesma central e isso permite que todas funcionem integradas entre si, podendo arrastar as informações de uma para a outra. 

    Lamborghini Revuelto 2023
    (Divulgação/Lamborghini)

    O volante também é novo e tem todos os comandos que estariam em hastes concentrados nele. Das setas aos comandos dos limpadores de para-brisa. Além, claro, dos controles dos 13 modos de condução (incluso um botão para a ativação do modo elétrico), do lift da suspensão e dos faróis, de leds matriciais.

    Mas este é apenas o início da linhagem o Lamborghini Revuelto. Nos próximos anos ainda terá versões Roadster e, claro, a Super Veloce (SV), com a vantagem de que desta vez poderão aumentar a potência do motor V12 e também a entrega dos motores elétricos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.