Lada Niva ganha versão esportiva mais potente e inspirada em carro de rali
Além de alterações visuais por dentro e por fora, ficou mais potente e ganhou alterações nos conjuntos de suspensão, freios, transmissão e embreagem

Um dos carros mais antigos em produção no mundo, em linha há quase 50 anos, o Lada Niva ganha uma nova versão de apelo esportivo para 2025, o Niva Sport. Entre as novidades estão o motor, cerca de 50% mais potente das demais configurações, e detalhes estéticos por dentro e por fora, com inspiração no modelo utilizado para rali.
A começar pelo visual, o Lada Niva Sport mantém as mesmas linhas gerais das demais versões (em grande parte preservadas desde a década de 1970). A grade dianteira, toda em preto, ganha um logotipo com a inscrição “Sport” do lado direito e duas barras horizontais de led, emprestadas do Niva inscrito no rali Silk Road, que percorre 5.200 km entre a Rússia e a Mongólia.

De lado, também inspirados no carro de competição, o modelo ganha alargadores nos para-lamas. As rodas são novas, sem dimensões especificadas, mas com acabamento diamantado e aparentemente grandes, e há barras no teto.
O interior faz jus à proposta e ganha pedais de alumínio, e bancos com faixas vermelhas, mesma cor de costuras inseridas no painel e no volante. O volante, vale dizer ainda, tem direito até a um centralizador vermelho.

Mas o Niva Sport vai além do visual e troca o motor 1.7 aspirado de quatro cilindros, a gasolina, de 83 cv e 13,3 kgfm, pelo mesmo utilizado (de novo ele) no carro de rali. É um motor 1.6 16V aspirado com 122 cv e 15,3 kgfm, ou seja, 39 cv e 2 kgfm a mais. O câmbio é manual de cinco marchas e, a tração, 4×4.
Pelas modificações de motor, com aumento de potência e torque, o Niva Sport também passa por alterações nos sistemas de freios, suspensão, embreagem e câmbio. Mesmo que sua proposta não seja competições como o modelo que lhe serve de inspiração, as novidades prometem dar mais segurança e um tempero a mais a este velho SUV compacto.