Depois de sofrer um duro golpe com as novas regras do Inovar-Auto, a Kia Motors prepara uma ofensiva para mostrar que está de olho no mercado brasileiro. Além de importar a nova geração do Sportage, revelada durante o último Salão de Frankfurt, a empresa finalmente entrará no segmento de hatches compactos premium com o Rio.
Durante um evento de confraternização de fim de ano, José Luiz Gandini, presidente do Grupo Gandini (representante oficial da Kia no país), confirmou que o Rio chega ao Brasil em julho. A escolha não se deu por acaso, já que a marca pretende aproveitar o fato de o hatch ter o mesmo nome da Cidade Maravilhosa e associá-lo aos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro um mês depois.
O representante afirma que o Rio será importado inicialmente da Coreia do Sul, sendo trazido posteriormente da nova fábrica da Kia localizada no México. Ainda não há confirmação sobre versões, motorizações e preços do hatchback – especula-se que ele possa ser equipado com o mesmo motor 1.6 16v de 128 cavalos que já equipa o Hyundai HB20 no país.
Intermediário entre o Picanto e o Cerato hatch, o Rio tem dimensões e características que devem situá-lo no segmento de hatches compactos premium, junto com Ford Fiesta, Citroën C3 e Peugeot 208. Na Europa, são oferecidas quatro opções de motorização e três transmissões – incluindo um automático de seis marchas, que hoje também já é oferecido no HB20.
Durante o mesmo evento, a Kia também confirmou que o novo Sportage chega em março. Já o Cerato, que acaba de receber um facelift, desembarca em junho, completando o pacote de novidades da marca.
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