Os fabricantes têm tentado diferentes soluções para reduzir os pontos cegos, como é o caso do novo Honda Fit. Mas a questão, que parece tão complicada para os fabricantes, parece ter encontrada uma solução simples graças a uma inventora com 14 anos de idade.
A jovem Alaina Gassler, de West Grove, no estado norte-americano da Pensilvânia, criou um sistema com webcam e projetor para resolver as falhas de visibilidade de um veículo.
Ela instalou a câmera na parte externa da coluna A, no ângulo de visão do motorista. Na parte interna, peças feitas por uma impressora 3D criaram a base ideal para alinhar a imagens ao vivo do projetor com a linha da estrutura. Com isso, foi possível transmitir em tempo real para o condutor tudo que está passando atrás da coluna.
A invenção fez parte do projeto “Melhorando a segurança automotiva removendo pontos cegos”, apresentado na Broadcom MASTERS, da Society for Science and the Public (organização de apoio a ciência), e ganhou o prêmio de US$ 25 mil (cerca de R$ 100 mil).