Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Jeep Wagoneer L é SUV com tamanho de Ram e estreia novo motor de 517 cv

Nova versão L do Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer além de maior, também estreia novo motor Hurricane da Stellantis

Por João Vitor Ferreira 14 abr 2022, 18h20

Se eles já eram grandes, agora estão ainda maiores. Os Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer acabaram de ganhar a nova opção de carroceria “L”, que assim como na Grand Cherokee, adiciona um pouco mais de fermento na fórmula para fazer os dois maiores SUVs da Stellantis ficarem ainda maiores.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Além de alguns centímetros a mais de comprimento, os grandalhões da Jeep também ganham nova motorização. Debaixo do capô, os V8 dão lugar ao estreante Hurricane, o motor biturbo de seis cilindros que no Jeep Wagoneer L produz 426 cv e 64,75 kgfm. Já no Grand Wagoneer, a configuração é mais “nervosa” tem 517 cv e 69,13 kgfm.

Wagoneer Lmotor
O novo motor Hurricane foi lançado a pouco tempo pela Stellantis e será o responsável por substituir os tradicionais V8 HEMI Divulgação/Jeep

Nos dois casos a transmissão é automática de oito marchas e, por padrão, a tração é traseira. A tração integral é um opcional, assim como nas versões regulares.

Para motivo de comparação, o Wagoneer padrão tem o mesmo V8 HEMI 5.7 da RAM 1500 e produz 397 cv. Quanto ao Grand Wagoneer, usa um V8 mais potente de 6,4 litros e 487 cv. Nessa configuração, os dois ainda têm o auxílio do sistema híbrido leve eTorque, que ajuda principalmente a economizar combustível. Com motor menor e mais eficiente, as novas versões dispensam a assistência elétrica.

Wagoneer L traseira
Chefe de design da Jeep, Mark Allen, contou à Automotive News que a equipe teve que se esforçar para não deixar o SUV parecido com um ônibus escolar Divulgação/Jeep

Falando agora do tamanho, cada um ganhou cerca de 18 cm de entre-eixos e agora totalizam 3,30 m. Se levar em consideração o comprimento total, a dupla mede nessa nova versão 5,75 m, que corresponde a um ganho de 30 cm. Na prática, passaram a ter o mesmo comprimento de uma Ram 1500

Wagoneer Lfrontal
Divulgação/Jeep
Continua após a publicidade

Parece pouco, mas é o suficiente para aumentar a capacidade de carga. No Jeep Wagoneer L, que é menos luxuoso mas tem um pouco de espaço interno, o volume pode variar entre 1.192 e 3.707 litros, dependendo da configuração. Enquanto o Grand Wagoneer parte dos 1.252 e chega até 3.197 litros. Vale lembrar, que os SUVs estão disponíveis em configurações de até 8 lugares, com arranjo 2/2/3 ou 2/3/2.

Wagoneer L e Grand Wagoneer L
Wagoneer e Grand Wagoneer são basicamente o mesmo carro. Enquanto um é mais simples e concorre com Chevrolet Suburban e Ford Expedition, o outro é mais luxoso e disputa clientes com o Lincon Navigator, por exemplo. O mesmo vale para suas versões L Divulgação/Jeep

Os centímetros a mais também refletiram no peso. Ao todo são 91 kg a mais em cada modelo, aumentando a massa total para 3.041 kg. Mas, embora tenha trocado de motor e ficado mais pesado, os modelos conservaram sua capacidade de reboque de 4.536 kg.

De resto, os SUVs mantiveram o alto padrão de tecnologia e acabamento. Para o Grand Wagoneer L por exemplo, estão disponíveis opções de estofamento nos luxuosos couros Nappa e Palermo. O Wagoneer L ganhou uma nova opção de acabamento interno metálico escuro, semelhante ao de obsidiana disponível para irmão mais luxuoso.

Wagoneer L porta-malas
O espaço interno é suficiente para levar a família toda, as malas e um pouco mais Divulgação/Jeep

A dupla ainda têm condução autônoma nível 2, capaz de se manter em faixas de rolagem por conta própria em situações tranquilas, e um belo conjunto de telas, que somam 50’’ no Wagoneer L e 75’’ no Grand Wagoneer L.

Wagoneer L interior
Divulgação/Jeep

O Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer regulares tiveram seus desenhos de patente registrados no Brasil e podem aparecer em nosso mercado. Porém, para suas versões L as chances são mais remotas. 

Wagoneer L interior traseira
Divulgação/Jeep

As novas versões chegam às concessionárias americanas no próximo semestre e os preços ainda não foram divulgados. O que se especula é que serão em média de 10 a 15 por cento mais caros que versões padrão. Nos EUA, o Wagoneer e o Grand Wagoneer custam o equivalente a cerca de R$ 332.000 e R$ 614.000, respectivamente.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês