Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep, Toyota e VW foram as marcas que mais perderam clientes para BYD e GWM

Pesquisa avaliou a migração dos clientes de marcas tradicionais para as chinesas estreantes e Jeep foi quem mais sofreu

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 set 2024, 12h01 - Publicado em 3 set 2024, 11h00
HAVAL X SONG
Haval H6 e Song Plus são as novas apostas de ex-donos de modelos da Jeep (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Que as chinesas BYD e GWM têm se destacado no mercado brasileiro não é novidade. No último mês de julho, a BYD liderou as vendas de elétricos, com 71,3% de participação. Entre os híbridos, foi a GWM no topo do ranking, detendo 26,3% das vendas. De janeiro a julho, a BYD já vendeu 38.631 modelos eletrificados, contra 15.914 da GWM. Assim, com os números expressivos de vendas para as novatas, fica a dúvida: de onde vêm tantos clientes?

A MegaDealer, empresa especializada em pesquisas para o setor automotivo, divulgou dados interessantes sobre a origem dos clientes das marcas chinesas, classificando as sete marcas dos usados que mais entraram na troca por modelos novos chineses.

Compartilhe essa matéria via:

De acordo com a pesquisa, durante o segundo trimestre, 12% dos novos clientes da BYD vieram de modelos da Jeep. Em seguida, com 10% cada uma, aparecem Hyundai e Volkswagen. Completando as sete marcas estão Chevrolet (9%), Toyota (8%), Fiat (8%) e Honda (7%).

2FLP6560-ABRE-ORA-x-Dolphin
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Na GWM, os números têm maiores degraus, como é o caso dos clientes da Jeep, que também representam a maioria: 17% dos compradores, entre os meses de maio e julho. A Toyota aparece em segundo, com 11%, seguida pela Volkswagen (10%). Depois, há os 8% que tinham Chevrolet e optaram por um GWM, mesma porcentagem de Honda e Hyundai. A Fiat vem em último, com 5% de participação.

Na mesma pesquisa, contemplando o primeiro trimestre do ano, que classificava dez marcas (e não sete), a própria GWM aparecia em 10º lugar, com 3%, mostrando que a marca já fideliza clientes, os quais trocaram um GWM por outro.

A pesquisa abrange todos os modelos vendidos por BYD e GWM, mas a presença de ex-clientes da Jeep no topo de ambas mostra a força dos SUVs híbridos das marcas, que disputam mês a mês a liderança do segmento. Eles, certamente, são as maiores apostas de ex-proprietários de Compass e Commander.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.