Jeep Renegade não sairá de linha por causa do Avenger, garante marca
SUV compacto receberá mais uma atualização em 2026 com versão híbrida leve e ganhará uma nova geração no futuro

Os R$ 30 bilhões de investimentos anunciados pela Stellantis serão usados em todas as fábricas e marcas do grupo no Brasil. Para a Jeep, este aporte dará origem a um quarto modelo nacional, o inédito Avenger, que chega em 2026. Havia uma expectativa de que ele acabasse substituindo o Renegade, o que não será o caso.
Durante a festa de 10 anos da fábrica em Goiana (PE) e do próprio Jeep Renegade, a Stellantis afirmou que o SUV compacto não sairá de linha com a chegada do Avenger e que teremos novidades em breve.

“Queremos deixar claro que o Jeep Renegade não vai sair de linha por causa do Avenger”, explicou Hugo Domingues, vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul. Domingues ainda comentou que o Renegade terá uma segunda geração no Brasil.
Toda a concepção do Avenger mostra que é um produto bem diferente do Renegade. Para começar, o Renegade é feito com a plataforma Small Wide 4×4, uma arquitetura preparada para tração 4×4 e que tem uma variante alongada utilizada pelos Jeep Compass e Commander. Já o Avenger é feito com a base CMP, criada para carros menores e mais urbanos e que pode receber um sistema de tração integral.

Há uma diferença considerável em tamanho, com o Avenger medindo 4,08 metros de comprimento, 22 cm a menos do que o Renegade. Já seria o suficiente para justificar o posicionamento diferente, porém o plano da Jeep é alterar o Renegade de forma considerável, deixando-o maior na segunda geração, de forma a oferecer mais espaço interno e, principalmente, um porta-malas mais espaçoso do que os 314 litros do atual.
Posicionar o novo Renegade entre o Avenger e o Compass será um pouco mais fácil, pois o SUV médio está maior 15 cm maior na terceira geração, alcançando os 4,55 m de comprimento. Como o Renegade tem 4,27 m, é 28 cm menor que o Compass, mostrando há espaço para que cresça.
Outro mudança será o posicionamento como produto. Com o Avenger ocupando a faixa de baixo, enfrentando carros como Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera, o Renegade poderá ficar um pouco mais refinado e apoiar-se em versões mais equipadas, como uma alternativa mais completa entre os SUVs compactos. Isso acabará com a necessidade de ter uma versão de alto volume, como é o caso hoje do Renegade 1.3 Turbo T270, vendido por R$ 118.290.
Embora tenha confirmado que o Renegade terá uma nova geração, a Stellantis não comentou mais nada a respeito do carro. No cronograma global da fabricante, o SUV será lançado em 2027 nos Estados Unidos, inclusive com uma inédita versão elétrica. Por aqui, o plano é que o utilitário receba uma terceira atualização no design em 2026, quando também ganhará um sistema híbrido leve de 48V para o motor 1.3 turbo.