Jeep Compass perde a liderança entre os SUVs médios após 7 anos
Foi um longo período de hegemonia, mas em outubro o Jeep Compass foi ultrapassado pelo Toyota Corolla Cross nas vendas mensais e no acumulado do ano
O reinado do Jeep Compass parece ter chegado ao fim. O SUV não tinha o status de SUV mais vendido do Brasil há um bom tempo, mas seguia com líder entre os SUVs médios. Porém, de acordo com os números da Fenabrave, ele foi ultrapassado pelo Toyota Corolla Cross ao longo de outubro.
Até o dia 22 de outubro, o Corolla Cross estava na liderança do segmento dos SUVs médios com um total de 3.113 emplacamentos, contra 2.445 do Compass. Esse resultado também coloca o Toyota à frente do rival no acumulado geral do ano: são 38.325 unidades para o Corolla e 37.764 do Compass.
Se continuar assim, será a primeira vez que o Jeep Compass não é líder entre os SUVs médios desde 2017. Isso estraga um legado quase que perfeito do modelo. Lançado em setembro de 2016, o Compass liderou o segmento dos SUVs médios em todos os anos seguintes. Vale lembrar que em 2017 e 2018 ele também foi o SUV mais vendido do mercado brasileiro.
Em 2019, o Compass passou a coroa para o Jeep Renegade, mas continuou absoluto entre os seus. Agora, suas vendas começam a perder força, mas não é por falta de novidade.
Embora o visual não tenha mudado desde o lançamento, neste ano o Compass ganhou uma importante novidade mecânica: o motor Hurricane. O 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm chegou para equipar as versões mais caras a combustão.
O motor é acoplado ao câmbio automático de 9 marchas e tem sistema de tração integral. Ambos vieram da versão 2.0 turbo diesel de 170 cv e 35,69 kgfm, que ocupa uma posição intermediária na linha.
Há ainda as opções mais baratas equipadas com o já conhecido motor 1.3 T250 flex de até 185 cv e 27,5 kgfm. E no topo da gama, temos 4xe híbrida plug-in, que combina o motor 1.3 turbo GSE a gasolina com outros dois elétricos para entregar até 240 cv.
Embora seja com menor variedade de motores, tendo apenas o 2.0 de até 177 cv e o 1.8 híbrido pleno de 122 cv, o Corolla Cross se destaca pelos preços. O Toyota parte dos 179.890 na versão XRV aspirada, enquanto o Compass tem preço sugerido de R$ 182.990. Talvez prevendo o pior, a Jeep anunciou um desconto de R$ 30.000 para a versão de entrada do Compass, que agora é vendida por R$ 152.990.
Já o Corolla mais caro é o XRX Hybrid, que sai por R$ 210.990. A versão mais próxima do Compass desse valor é a Longitude T270, que custa R$ 202.990, sendo apenas o segundo mais barato do portfólio. Enquanto isso, as variantes mais caras do Compass, Blackhawk Hurricane e 4xe, estão saindo por R$ 285.590 e R$ 347.300, respectivamente.